Parábola da semente

"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)



sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Mistagogia é Missão de catequista em nome da Igreja

 


Catequista é mistagogo!

Comecemos por entender o que significa a palavra.  A palavra ‘mistagogia' vem do grego e á composta de duas partes: ‘mist' + ‘agogia'.  ‘Mist' vem de ‘mistério' e ‘agogia' significa ‘conduzir', ‘guiar'.  Podemos definir a palavra como: a ação de guiar, conduzir para dentro do mistério. É muito interessante!

E o que diz a Igreja?

Na carta apostólica de Motu Proprio, Antiquum Ministerium , o Papa Francisco diz: “O catequista é simultaneamente testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que instrui em nome da Igreja. Uma identidade que só mediante a oração, o estudo e a participação direta na vida da comunidade é que se pode desenvolver com coerência e responsabilidade” (AM, n.06)

A mistagogia, então,  como ato de iniciar e instruir alguém nos valores da fé, é própria de catequistas.

Pode-se dizer que mistagogia é o tempo em que a pessoa aprofunda  e transmite aquilo que já é realidade na sua vida cristã.

Isto acontece a partir do diálogo que Deus vai tecendo amorosamente com cada pessoa e com cada comunidade. É uma espécie de eco dessa relação com Deus.

Primeiro a iniciação cristã. Depois a mistagogia

A mistagogia normalmente vem depois da celebração dos sacramentos da iniciação cristã. A pessoa chega ao conhecimento completo dos mistérios através das explicações e da experiência dos sacramentos recebidos.

Assim, os fiéis são ‘iniciados' no mistério, não somente com palavras, mas através de ações simbólicas como os ritos. No sentido original, são os ritos das celebrações litúrgicas que têm esta função mistagógica de conduzir para dentro do mistério.

Conhecer Jesus é o melhor presente

A celebração, cada momento, cada palavra, cada gesto, cada movimento, revela o mistério e faz mergulhar nele: no mistério de Deus, no mistério da vida, no mistério da história e no próprio mistério.

Ser cristão não é um dever pesado, uma obrigação, mas um dom: "Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo”. O Documento de Aparecida diz: “A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio... Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber e dar; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp. 29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário