Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22)
OBJETIVO GERAL
Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.
2. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.
3. Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.
4. Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
ESTRATÉGIAS
1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
2. Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.
3. Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.
Fonte: CNBB
Fonte: CNBB
Foi muito últil e foi um tema e lema muito interessante.
ResponderExcluirAgradeço pelas informações...
SOU COORDENADOR DE UMA EQUIPE DE COROINHAS E ACÓLITOS, E NA MINHA OPINIÃO ESTE FOI UM TEMA SERÁ MUITO UTIL PARA TODOS QUE PARTICIPAR DE ENCONTROS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE.
ResponderExcluirPRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS VAI USUFRUIR MUITO DESTE CONTEUDO PARA O SEU FUTURO.
A COMISSÃO QUE ESCOLHEU ESTE TEMA ESTÁ DE PARABÉNS!!!
TEMA BASTANTE OPORTUNO. SOU CATEQUISTA E DEFENSOR DA NATUREZA. PRECISAMOS CONSCIENTIZAR E PREPARAR ESTA GERAÇÃO PARA TRATAR MELHOR O PLANETA DO QUE A NOSSA GERAÇÃO TRATOU. ROBERTO DIAS ALVARES
ResponderExcluirSou catequista e vale ressaltar para os catequizandos toda a importância de preservação da natureza e trazendo as informações sobre o tema (muito precioso)que também são vistas na escola e em varios outros lugares com o ponto de vista da Igreja Católica. Mostrando o Papel social e a preocupação com outros assuntos de uma forma geral.
ResponderExcluira preservaçao e fundamental nao so pro planeta mais pra nos mesmos que vivemos nele.temos que fazer nossas vidas valer a pena:preservando,cuidando desse planeta que nosso senhor fez com tanto carinho.
ResponderExcluirtodos nos poluimos e sempre vamos poluir mas temos que poluir o menos possivel isso ajuda muito.
Sou catequista e professoura de artesanato reciclado,este tema é muito bom e veio na hora certa.É preciso esta sempre concientizando as pessoas sobre este tema.Leir
ResponderExcluirSou catequista da Pq,São João Batista de Dourados Ms,e trabalho na Rádio Boa Nova 87,9 fm.A campanha da fraternidade 2011 foi muito bem elaborada,falar da natureza é falar do própio Deus e até quando o homen vai se omitir a preserva-la! Parabéns a todos.
ResponderExcluirTema muto oportuno, aliás ,como sempre é na CF. Sou professora de Ensino religioso do Estado do RJ e tenho trabalhado bem a CF 2011
ResponderExcluirSylvia Braga Cachoeiras de Macacu RJ
Estou trabalhando com os catequizandos da minha paróquia e este tema está sendo maravilhoso,os encontros são dinâmicos e através desenhos eles tem oportunidade de criar.
ResponderExcluirEste textos foi de grande valia para o meu trabalho. Leciono E. Religioso com o Ensino Médio e o primeiro tema que devo trabalhar é a campanha da fraternidade 2011.
ResponderExcluirUm grande abraço,
Ana
obrigado...mim ajudou muito na pesquisa da escola!
ResponderExcluirsou catequizanda, e eu acho que o tema da campanha da fraternidade 2011 é muito bom,pois se cada um fizer a sua parte, não haverá mais alagamentos , tisunames e nem terremotos.mas para que poluirmos
ResponderExcluirse ajudar não custa nada?