Parábola da semente

"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Preocupada com uma avaliação diferente?


Reúna seu grupo de catequistas para a avaliação do ano e dê a cada uma, um Kit com uma pulseira de bijouteria, clips, uma borracha, elástico e balas, com o texto abaixo:
Para você, um Kit especial

Este é o Kit da Felicidade que deve nos acompanhar durante o próximo ano.
Nele você encontrará o indispensável:
* Uma joia de pedras preciosas (uma pulseira ou colar de bijouteria), representando a família e os amigos mais íntimos. Eles valem ouro. Guarde-os com carinho no coração.
* Clips para reunir e não deixar perder nenhum ensinamento e nenhuma  experiência positivas.
* Uma borracha... é melhor apagar os mal-entendidos. Ela representa o perdão, o coração aberto, sem preconceito, amigo e sedento de justiça.
* Um elástico lembrando seu círculo de amizades. Ele poderá ficar grande ou pequeno, conforme a sua capacidade ou desejo de relacionar-se com os outros.
* Lembre-se de levar consigo balas para lembrar os doces momentos vividos neste ano. Que perdurem por todo o ano de 2013 e também nos outros.

Leia com o grupo o texto e, depois comentem juntos, cada item.
Depois, façam uma pequena celebração  a partir de um texto bíblico, como por exemplo: Lc 10,17-20  ou Mt 5,13-16. Façam a Leitura e partilhem. Rezem o Pai Nosso e depois, saúdem-se com o abraço da paz!

sábado, 24 de novembro de 2012

Hino da Fé

Após um cuidadoso trabalho de tradução e revisão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga a versão oficial do Hino da Fé para o Brasil.

Trata-se de uma iniciativa das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia e para a Doutrina da Fé, para que a canção seja usada pela Igreja no Brasil durante este Ano da Fé.

A seguir, reproduzimos o texto enviado pelas comissões, com um breve comentário sobre a canção.




O hino
CREIO, Ó SENHOR!
Hino do Ano da Fé
Música e texto original italiano
Tradução para o Brasil: CNBB


1. Caminhamos repletos de esperança, tateando pela noite.
Nos encontras no Advento da história,
És pra nós o Filho do Altíssimo!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os santos que caminham entre nós, Senhor, nós te pedimos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!

2. Caminhamos frágeis e perdidos, sem o pão de cada dia.
Tu nos nutres com a luz do Natal,
És pra nós a estrela da manhã!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com Maria, a primeira dos que creem, Senhor, a ti oramos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!

3. Caminhamos, cansados e sofridos, as feridas ainda abertas.
Tu sacias quem te busca nos desertos,
És pra nós a mão que cuida e nos cura!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os pobres que esperam à porta, Senhor, nós te invocamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!

4. Caminhamos sob o peso da cruz nas pegadas dos teus passos.
Tu ressurges na manhã da santa Páscoa,
És pra nós o Vivente que não morre.
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os humildes que querem renascer, Senhor, te suplicamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!

5. Caminhamos atentos ao chamado de cada novo Pentecostes.
Tu recrias a presença desse sopro,
És pra nós a Palavra do futuro.
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com a Igreja que anuncia o Evangelho, Senhor, nós te rogamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
6. Caminhamos, cada dia que nos dás, com os irmãos e as irmãs.
Tu nos guias nos caminhos desta terra,
És pra nós a esperança da chegada!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com o mundo onde o Reino está entre nós, Senhor, nós te clamamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!

Breve comentário

Conhecemos bem o quanto a música e o canto são importantes para a compreensão e o aprofundamento das ideias, e o quanto são úteis para a divulgação de campanhas e de projetos. Seguindo o convite do Santo Padre, “queremos celebrar este Ano de forma digna e fecunda” (PF, 8). Por isso, o Ano da Fé não poderia ficar sem seu hino. Dele esperamos que ajude a marcar este “tempo de particular reflexão e redescoberta da fé” (PF, 4).
Divulgado pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, o hino circulou rapidamente pela internet, inclusive em uma versão portuguesa. Os assessores das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia e para a Doutrina da Fé prepararam esta versão brasileira. Depois de avaliada pelos presidentes dessas Comissões e pelo Secretário Geral da CNBB, tornamos pública, para que seja usada pela Igreja no Brasil durante este Ano da Fé.
A súplica do pai que apresentou seu filho para ser curado por Jesus – “Eu creio, mas aumentai a minha fé” (Mc 9,24) – é assumida por todos nós. Desse modo, o hino é um grande pedido pela renovação e pelo crescimento da fé. Há uma particularidade a ser notada: a primeira parte da súplica está no singular: “creio, ó Senhor”. E a segunda parte está no plural: “aumenta nossa fé”. Assim se destacam os vários aspectos da fé, que são aprofundados pelo Papa no número 10 da Porta Fidei: ao mesmo tempo ela é pessoal e eclesial, é um ato pessoal e tem conteúdo “objetivo”.
Outro elemento que se destaca pela repetição é a expressão “caminhamos”, que ocorre no início de cada estrofe. Na mesma Porta Fidei, Bento XVI nos recorda que, uma vez atravessado o limiar da porta, por meio do batismo, abre-se diante de nós um caminho que dura a vida toda e que se conclui com a passagem para a vida eterna (PF, 1). O povo brasileiro se identifica muito com as romarias, peregrinações, procissões e caminhadas. Elas são um símbolo da peregrinação espiritual que toda a nossa existência cristã: “não temos aqui cidade permanente, mas andamos à procura da que está para vir” (Hb 13,14). O modo como caminhamos é destacado de modo diferente a cada nova estrofe: cheios de esperança, frágeis e perdidos, cansados e sofridos, sob o peso da cruz, atentos ao chamado, com os irmãos e as irmãs. É um caminho feito em companhia, desafiador, é certo, mas dirigido pelas marcas dos passos de Nosso Senhor, como bem recorda a estrofe 4.
O caminhar da Igreja é marcado, portanto, pelos mistérios da vida de Cristo, reflexos do grande Mistério Pascal. Na sequência, nos são recordados: o Advento, o Natal, a Quaresma, a Páscoa, Pentecostes e o Reino definitivo. Do mistério do Filho de Deus feito homem é que a Igreja vive permanentemente. É a comunhão com Ele que orienta e anima toda a caminhada eclesial ao longo da história e, na grande comunhão dos santos, é também o que anima cada um dos fieis, pessoalmente.
Alguns títulos de Cristo são evocados, junto com os mistérios. Filho do Altíssimo, estrela da manhã, mão que cuida e que cura, o Vivente que não morre, Palavra, esperança da chegada. Desse modo o Mistério do Filho de Deus feito nosso irmão impregna toda a existência dos cristãos, na Igreja. Assim ele nos anima no caminho e nos conduz para a meta.
Esse caminhar é feito em companhia. Como companheiros são recordados, na sequência das estrofes: os Santos que “caminham entre nós”, Maria, “a primeira dos que creem”, os pobres que “esperam à porta”, os humildes que “querem renascer”, a Igreja que “anuncia o Evangelho”, o mundo, no qual se encontram sinais do Reino que “está entre nós”. Esta grande companhia de fé nos permite muitas e profundas reflexões: a comunhão dos santos, o significado da presença da Mãe de Jesus na vida da Igreja, os pobres, nos quais podemos servir ao próprio Cristo e pagar-lhe amor com amor, o espírito das bem-aventuranças expresso nos “humildes”. Como resume a última estrofe, trata-se da companhia de fé, de esperança e de amor que é a Igreja.
A consciência de que o hino expressa a súplica da Igreja que quer ser renovada na fé é expressa nos termos com os quais se conclui cada estrofe: pedimos, oramos, invocamos, suplicamos, rogamos, clamamos. A renovação eclesial e o impulso para a nova evangelização, objetivos principais do Ano da Fé (PF, 7-8), não serão alcançados simplesmente por nosso esforço. São dons da graça divina, que devemos suplicar com humildade e buscar com toda energia.
Valha-nos sempre a proteção da Virgem Maria, bem-aventurada porque acreditou (Lc 1,45).

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Leitura Orante: Dia Nacional de Ação de Graças



22 de novembro (quarta quinta-feira do mês de novembro)
(Ambiente: ornamentar com flores, tendo a Bíblia no centro e uma vela acesa)

Animador/a: Graça e Paz a todos nós, aqui reunidos, para com a Palavra,
fazermos orações de Ação de Graças.
Iniciamos, rezando juntos o Salmo 94:
(Pode ser rezado em dois coros ou com um solista e os demais repetem)

Salmo de introdução
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)

Anim.: Vamos ler o texto do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Mateus, e
seguir o método da Leitura Orante. Aclamemos com nosso canto a Palavra antes de ouvi-la.

Canto
A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração (bis) (Rm 10,8)
CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo - Paulinas/Comep

1. Leitura (Verdade)
Leitor 1
O que diz o texto do dia?
Mt 11,25-27:  Naquele tempo, Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.

Anim.:
Os bispos, na reunião que fizeram em Aparecida, agradeceram a Deus por muitas coisas. Vamos lembrar o que eles disseram:
Leitor 2
Louvamos a Deus pela beleza da criação, que é obra de suas mãos.
Bendizemos a Deus por haver criado o ser humano, homem e mulher.
Louvamos a Deus pelos talentos, estudo e decisão de homens e mulheres para promover iniciativas e projetos geradores de vida.
Louvamos a Deus por aqueles que cultivam as ciências e a tecnologia
Louvamos a Deus pela verdade, o bem e a beleza.
Bendizemos ao Pai pelo dom de seu Filho Jesus Cristo, "rosto humano de Deus e rosto divino do homem".
Louvamos a Deus porque Ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida.
Louvamos a Deus pelo dom maravilhoso da vida e por aqueles que a honram e a dignificam ao colocá-la a serviço dos demais.
(DAp 106,116,120-123)



2. Meditação (Caminho)
Anim.:
O que o texto do Evangelho que lemos diz para mim? Para nós?
O texto nos fala da oração de louvor de Jesus o Pai. Pela nossa fé, vivemos bem unidos a Jesus e com Ele louvamos ao Pai.
Neste dia de Ação de Graças recordamos as 102 pessoas que viajaram no navio Mayflowers, no ano de 1620, deixando a Inglaterra devido a perseguições.
Esse grupo sofreu muito nos Estados Unidos, com as intempéries, a falta de experiência no cultivo da terra e tendo que construir suas casas de madeira, antes que o inverno chegasse.
Receberam ajuda dos índios americanos, que os ensinaram a cultivar a terra, a plantar e a caçar. No ano seguinte, quando chegou a época de colher os frutos, ficaram maravilhados com a fartura.
Após a colheita, se reuniram para comer e agradecer a Deus por aquela bênção e pela terra que haviam escolhido para sua pátria.
No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA assistiu ao dia de ação de graças e, impressionado, declarou: "quisera que toda a humanidade se unisse neste mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". O presidente Eurico Gaspar Dutra  instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, em 17/ de agosto de 1949. O presidente Castelo Branco regulamentou no ano de 1965, quando se oficializou a quinta-feira  da quarta semana do mês de novembro para a comemoração em todo território Nacional".
Foi assim que nasceu o Dia Nacional de Ação de Graças.
Vamos agora cantar a ação de graças por tudo, como nos ensinou São Paulo, o Apóstolo:

Canto: "Por tudo dai graças, por tudo dai graças,
dai graças por tudo, dai graças. (1 Ts 5,18).
CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo - Paulinas/Comep

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Uma oração que Jesus nos ensinou a rezar, começa com louvor. É o Pai Nosso.
Vamos rezá-la com Jesus, erguendo os braços,fazendo ao Pai o nosso louvor:
Pai nosso...

4.Contemplação (Vida e Missão)
Anim: Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pelo olhar de Jesus Cristo, que se volta para o Pai e faz seu louvor.Um olhar de gratidão, de filhos e filhas.
Bênção
 Anim.: Agora vamos receber a bênção de Deus que nos vem da sua Palavra. Podemos nos inclinar.
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Canto (todos)
MEU SORRISO NÃO É MEU
Pe. Zezinho, scj
1.Meu sorriso não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este sorriso não é só meu

O que eu tenho de bom
É pra dar aos meus irmãos

2.Meu brinquedo não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este brinquedo que não é só meu

3.Meu alimento não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este alimento que não é só meu

4.Meu dinheiro não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este dinheiro que não é só meu.

 (Finalizando, pode-se fazer a partilha de um lanche, previamente preparado).
Irmã Patrícia Silva, fsp

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TERÇO MISSIONÁRIO

Durante o mês de outubro - Mês Missionário - rezamos o Terço Missionário.
Sugerimos que seja rezado aos sábados , contemplando os mistérios luminosos, a vida pública de Jesus.
Como rezá-lo? Há diversas formas. Propomos que seja rezado numa sala ou na própria Igreja com a participação de adultos e crianças. A animação cabe a uma pessoa adulta e às crianças.

TERÇO MISSIONÁRIO
(colocar cruz num lugar de destaque com as 5 fitas simbolizando cada continente, nas cores: verde - África-, vermelha - Américas-, branca - Europa -, amarela - Ásia -, e azul- Oceania).

Animador/a (Anim.):
Em nome do Pai....
Creio em Deus Pai...
Cantemos pedindo a ajuda de Maria, Mãe de Jesus, para que nos ensine a rezar.
Canto: Ensina teu povo a rezarPadre Zezinho, scj

Ensina teu povo a rezar, Maria, Mãe de Jesus
Que um dia teu povo desperta e na certa vai ver a luz
Que um dia teu povo se anima e caminha com teu Jesus.

Maria de Jesus Cristo, Maria de Deus, Maria mulher
Ensina teu povo o teu jeito de ser o que Deus quiser
Ensina teu povo o teu jeito de ser o que Deus quiser

Maria Senhora nossa, Maria do povo, povo de Deus
Ensina teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus.
Ensina teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus
(CD Cantigas Marianas, pe. Zezinho, scj, Paulinas/COMEP)



Mistérios Luminosos

PRIMEIRO MISTÉRIO
(grupo de 10 crianças seguram a fita verde e vão rezar as Ave Marias)
Anim.: Refletimos sobrre o Batismo de Jesus. A cor verde lembra as grandes florestas da África e também a virtude da esperança.
Vamos rezar por todos os que vivem no continente africano.
Pedimos a intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos por todos os cristãos para que vivam sua fé e também pelos missionários que trabalham em terras africanas.
Pai Nosso...
Crianças: Ave Marias (10)

SEGUNDO MISTÉRIO
(grupo de 10 crianças seguram a fita vermelha e vão rezar as Ave Marias)
Anim.: Neste segundo mistério luminoso refletimos sobre Jesus e sua Mãe no casamento em Caná da Galiléia.
A cor vermelha recorda os povos originários de toda a América (europeus, asiáticos, indígenas). Lembra o sangue derramado em guerras, lutas de conquista, revoluções e guerrilhas.
Pedimos a intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos por todas as família que vivem nas Américas, onde são muitas as injustiças e desigualdades sociais. Rezemos para que cessem a corrupção, as injustiças sociais, a escravidão que ainda persiste sob várias formas. Pai Nosso...
Crianças: Ave Marias (10).

TERCEIRO MISTÉRIO
(grupo de 10 crianças seguram a fita branca e vão rezar as Ave Marias)
Anim.: No terceiro mistério contemplamos Jesus que anuncia o Reino e prega a conversão.
A cor branca lembra os povos europeus, o papa, o berço de muitas Congregações que enviaram missionários pelo mundo inteiro.
Vamos rezar por todos os que vivem na Europa. Pedimos a intercessão de Maira, Rainha dos Apóstolos  para que abençoe tantos missionários espalhados pelo mundo. Pai Nosso...
Crianças: Ave Marias (10).

QUARTO MISTÉRIO
(grupo de 10 crianças seguram a fita azul e vão rezar as Ave Marias)
Anim.: No quarto mistério contempamos Jesus que se transfigura.
A cor azul lembra os mares da Oceania. Vamos rezar por todos os que vivem neste continente formado por milhares de ilhas, o que dificulta o trabalho missionário.
- Neste mistério, peçamos a intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos, para que muitos missionários levem Jesus a todas as pessoas nas ilhas da Oceânia. Pai Nosso...
Crianças: Ave Marias (10).

QUINTO MISTÉRIO
(grupo de 10 crianças seguram a fita amarela e vão rezar as Ave Marias)
Anim.: Rezamos agora o quinto mistério luminoso: a instituição da Eucaristia.
A cor amarela lembra os povos do continente asiático e a luz divina do amor do Pai.
Vamos rezar por todos os que vivem no continente asiático. Pedimos a intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos  para que o sangue de tantos mártires na Ásia do século XX se transforme em semente de cristãos. Pai Nosso...
Crianças: Ave Marias (10).
Anim.: Rezamos agora, finalizando o Rosário Missionário, a Maria Rainha dos Apóstolos, para que em todo cristão seja forte o espírito missionário: Salve Rainha...
Em nome do Pai…

Canto: Maria de Nazaré

Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
As vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Vigem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu

Ave  Maria (3vezes),
Mãe de Jesus!

Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu
(CD Cantigas Marianas, pe. Zezinho, scj, Paulinas/COMEP)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Leitura Orante de Setembro: Mês da Bíblia


Animador/a:  Estamos reunidos, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Aqui estamos mais uma vez, as crianças e os adultos que quiserem também participar, para
fazer a Leitura Orante, sobre a Palavra de Deus. Setembro é o mês dedicado à Bíblia. Por
isso, hoje vamos rezar a Palavra de Deus contida na Bíblia.
E começamos cantando:

Todos/as (Canto)
Quem quiser entrar no Reino de Deus
Pe. Zezinho, scj 
Quem quiser entrar no Reino de Deus,
quem quiser entrar no Reino de Deus,
preste atenção nas crianças. ( Bis )
1. As crianças quando riem
nos falam do Reino de Deus.
2. As crianças quando rezam
nos falam do Reino de Deus.
3. As crianças quando brincam
nos falam do Reino de Deus.
4. As crianças quando choram
nos falam do Reino de Deus.
5. As crianças quando cantam
nos falam do Reino de Deus.
(CD Lá na terra do Contrário, Padre Zezinho, scj, Paulinas COMEP)
Anim.: Na nossa Casa da Leitura Orante tem quatro cantinhos. Quatro crianças levam as palavrinhas:
leitura
meditação
oração 
contemplação
Vamos levar para esta caminhada também a nossa Bíblia e uma vela acesa. Esta vela
simboliza nossa fé. Um menino poderá levá-la, com cuidado.
Vamos parar em quatro cantos da sala para a Leitura Orante da Palavra.
Convidamos também Maria para ir conosco:
Todos – Canto
Me empresta o teu coração
Pe. Zezinho, scj
Mãe de Jesus, Maria,
Me empresta, por favor,
O teu coração!
1.O meu é pequeno demais
Pra levar todo este amor
Que eu tenho para dar
Ao teu Jesus.
2.  O meu é criança demais
Pra dizer aquilo que eu queria
Pra Jesus de Nazaré
3.  O meu vai crescer devagar
E se abrir a este amor
Que eu quero oferecer
Ao teu Jesus
(CD Lá na terra do Contrário, Padre Zezinho, scj, Paulinas COMEP)
(O grupo pára no primeiro canto da sala e se coloca na frente a criança com a que tem a palavra Leitura junto com a quem tem a vela)
Leitura 
Anim.: Vamos parar no primeiro momento, o da Leitura.
Vamos ver o que diz o texto da Bíblia.
Todos podem se assentar e uma criança, ao lado da que leva a palavra, em pé, lê na Bíblia.

Leitor/a: Lc 2,41-52
Anim.: Vamos fazer silêncio e deixar que a Palavra entre  na nossa "casinha", no nosso coração. Para isso, vamos ler de novo, só com os olhos e cada um pode dizer uma frase do texto, conforme vai lendo.
- Agora, alguém vai contar pra todos a história.
- Vamos conversar sobre este texto (vai fazendo as perguntas e as crianças vão respondendo)
* Quantos anos tinha Jesus?
* Onde ele ficou?
* Quanto tempo ele ficou perdido?
* Onde foi encontrado? Fazendo o que?
* O que disse Maria Jesus ao encontrá-lo?
* O que respondeu Jesus?
* Como acabou o fato?
* Agora cada um vai escrever num papel (sulfite) a frase mais bonita do texto e vamos levar todas
para a caminhada até o segundo momento ou canto da casa. Enquanto isso cantamos e chegando no lugar da Meditação, colocamos nossa frase no chão:
Todos (canto)
HISTORINHAS DE JESUS
Pe. Zezinho, scj
Passarinho, cordeirinho
Ovelhinha, peixinho do mar
Todos entram nas histórias de Jesus

Cachorrinho, agulhinha
Moedinha, pardal a voar
Todos entram nas histórias de Jesus

E os meninos e meninas como eu
Também entram nas histórias de Jesus
E é por isso que eu gosto de escutar
A Palavra de Jesus
Meditação
 (Criança com o cartaz Meditação)
Anim.:  Sentados, juntinhos,  em cículo, vamos meditar. vamos pensar um pouco.
Vamos pensar e dizer:
* Somos prontos para ouvir o que o Pai tem a nos dizer?
* Vamos ouvir o que Deus tem a nos dizer, através das palavras dos nossos colegas.
(Cada um vai ler o que trouxe escrito, a frase mais bonita do texto. Não importa de repetir)
* Como Jesus, cada um de nós cresce em sabedoria, tamanho e graça?
Cada um fale a sua idade e o que já aprendeu sobre Deus.
Por tantas coisas lindas que aprendemos, vamos agradecer a Deus, cantando:
Todos (Canto)
AQUI TAMBÉM É CÉU - AQUI TAMBÉM É CÉU
Pe. Zezinho, scj
Das coisas que aprendi
Uma delas é que Deus está aqui
Das coisas que eu já sei
Uma delas é que Cristo é nosso rei
Que o céu não fica lá em cima
Que aqui também é céu
Depende do que a gente faz
Com a paz que o nosso Rei nos deu
Que a vida é muito bonita
Se a gente sabe amar
Se a gente partilhar o amor
Que Jesus veio nos ensinar
Anim.: Vamos para o terceiro cantinho de nossa casa.
(Fica no terceiro canto a criança que tem a palavra):
Oração
Anim.: Vamos rezar juntos agora, uma Oração bíblica:
Pai nosso....
Anim.: Vamos seguir agora para o quarto cantinho, com a palavra
Contemplação
Anim.: Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
De um grande amor à Palavra de Deus. Vamos passar a Bíblia de mão em mão e cada um vai beijá-la com muito respeito e amor. Enquanto isto vamos cantando uma canção com a qual nós prometemos a Jesus fazer o bem aos irmãos.
Todos (Canto)
MEU SORRISO NÃO É MEU
Pe. Zezinho, scj
1.Meu sorriso não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este sorriso não é só meu
O que eu tenho de bom
É pra dar aos meus irmãos
2.Meu brinquedo não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este brinquedo que não é só meu
3.Meu alimento não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este alimento que não é só meu
4.Meu dinheiro não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este dinheiro que não é só meu
 Anim.: Agora vamos receber a bênção de Deus que nos vem da sua Palavra. Podemos nos inclinar com muita fé.
Bênção
Anim.:
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Setembro: mês da Bíblia 2012

CNBB/Paulinas-SAB

DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS
A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS

A proposta para o mês de setembro de 2012 é o estudo do Evangelho segundo Marcos associada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental. Este projeto foi elaborado pela América Latina após a Conferência de Aparecida e reassumido pela Assembléia dos Bispos do Brasil em 2011.

O Evangelho segundo Marcos foi escolhido em sintonia com o ano Litúrgico que estamos vivenciando, o qual, juntamente com o Projeto Nacional de Evangelização, nos ajudará a revisitar os escritos da Comunidade de Marcos, percorrendo os cincos aspectos fundamentais do processo de formação do discípulo missionário: o encontro com Jesus Cristo, a convenção, o discipulado, a comunhão fraterna e a missão.

O tema escolhido pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos
e o lema é: Coragem! Levanta-te! Ele te chama!

É a expressão presente na narrativa da cura do cego Bartimeu em Mc 10,49. É um texto relevante em Marcos, que nos mostra cada etapa do processo de discipulado e de seguimento de Jesus Cristo.
Com esse projeto da CNBB e o aprofundamento do Mês da Bíblia, damos um novo passo na nossa ação evangelizadora, em continuidade com as ricas experiências e conquistas da Animação Bíblica no Brasil, que tem por objetivo proporcionar a todos os batizados uma experiência mais profunda da fé cristã, possibilitando um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e, por ele, com o Pai, no Espírito Santo.
Com esse projeto da CNBB e o aprofundamento do Mês da Bíblia, damos um novo passo na nossa ação evangelizadora, em continuidade com as ricas experiências e conquistas da Animação Bíblica no Brasil, que tem por objetivo proporcionar a todos os batizados uma experiência mais profunda da fé cristã, possibilitando um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e, por ele, com o Pai, no Espírito Santo.

  QUEM É O AUTOR?

Quem é Marcos? A tradição mais antiga o identifica com João Marcos (At 12,12), acompanhante do apóstolo Paulo (At 13,5. 13; FM 24), primo de Barnabé (CI 4,10), natural de Jerusalém. Ele era cristão convertido do judaísmo e discípulo de Pedro (1 Pe 5,13). Essa tradição remonta a Papias, bispo de Hierápolis (c. de 120-130 E.C.).
Conforme os estudos do Segundo Testamento, o evangelista Marcos ou a sua “escola” teria escrito o evangelho em Roma ou, com maior probabilidade, na região Siropalestinense, entre os anos 65 e 70, imediatamente após a destruição de Jerusalém (cf. Mc 13).
Porém não há como conhecê-lo sem ser mediante os elementos presentes no texto, como sua linguagem, estilo e outros aspectos literários. Marcos escreve de forma simples, numa linguagem muito própria à literatura popular grega. As narrativas são apresentadas de forma bem elaborada e o autor é muito cuidadoso nos detalhes.
Tudo indica que ele era um judeu-cristão de língua grega e aberto á missão universal.
O Subsídio está dividido em quatro temas, preparados para o estudo e aprofundamento destes capítulos, além de uma celebração final para a conclusão dos encontros.

No primeiro tema: O chamado dos primeiros discípulos, “Siga-me”.
O Evangelho segundo Marcos, provavelmente, foi o primeiro texto da catequese das primeiras comunidades. Ele tinha como principal finalidade responder à pergunta: “Quem é Jesus?” e ao mesmo tempo mostrar o que significa ser discípulo.
Os textos para a nossa reflexão (Mc 1,16-20; 2,13-14) têm como cenário a Galiléia. Nesta região cruzavam-se importantes estradas que se dirigiam por todas as direções. É considerada uma terra pagã, pois sua população é bem mesclada entre gregos e os povos da região, resultado de inúmeras invasões. Por isso, é vista com desprezo e desconfiança e na época chamada de a Galileia das nações ou dos pagãos. Porém, para o Evangelho de Marcos é uma região importante, visto que a maioria dos acontecimentos ocorreu na Galiléia e foi lá que Jesus passou a maior parte de sua vida e de seu ministério.

No segundo tema: Quem é Jesus? “Tu és o Messias”.
A pergunta “Quem é Jesus” (cf. Mc 8,27) é o centro do Evangelho segundo Marcos, ponto de chegada da primeira metade do Evangelho. Essa pergunta nasce da necessidade da comunidade de conhecer Jesus, para melhor segui-lo. Dentro da comunidade havia vários questionamentos sobre a pessoa de Jesus. Uns acreditavam que ele fosse João Batista; outros que ele fosse Elias; e outros, ainda, um grande profeta. Por isso o evangelista vai delineando a identidade de Jesus por meio das suas palavras, de suas ações e atividades, para que a própria comunidade pudesse responder a essa pergunta.

No terceiro tema: Coragem! Levanta-te! Ele te chama! “Mestre que eu possa ver novamente”.
Jesus atende à súplica do cego que grita por ele, não obstante à repreensão dos que o acompanhavam, e chama-o. O cego deixa o manto. Isso é revelador se considerarmos que o manto é figura da própria pessoa; era também o que ele tinha para cobrir o seu corpo, a sua segurança. Ele então deixa de lado, de algum modo, sua vida e sua segurança. Com esse gesto O evangelista indica que o cego/discípulo cumpre agora as condições do seguimento: Ele deixa tudo para seguir Jesus, aceitando carregar a cruz e disposto, se preciso for, a dar a vida.

No quarto tema: Aonde nos leva o medo? Como vencer o medo?
Lendo os últimos capítulos do Evangelho segundo Marcos, ficamos impressionados com as atitudes negativas dos discípulos em contraste com o dom total de Jesus. Os doze tinham vivido com Jesus durante um bom tempo, decididos a segui-lo até se realizar o Projeto do Reino de Deus que ele pregava. Jesus lhes tinha avisado o que os esperava: perseguição, sofrimento e morte. Mas também ressurreição.

Na celebração final, aprofundamos a fé. “A tua fé te salvou!”

 Veja mais material bíblico no link: Tudo sobre Bíblia

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Leitura Orante com as crianças ( Agosto)


Animador/a:  Venham a mim as crianças! Disse Jesus.
É por isso que estamos aqui, as crianças e os adultos que quiserem também participar.


E começamos cantando:
Quem quiser entrar no Reino de Deus
Pe. Zezinho, scj
Quem quiser entrar no Reino de Deus,
quem quiser entrar no Reino de Deus,
preste atenção nas crianças. ( Bis )

As crianças quando riem
nos falam do Reino de Deus.

As crianças quando rezam
nos falam do Reino de Deus.

As crianças quando brincam
nos falam do Reino de Deus.

As crianças quando choram
nos falam do Reino de Deus.

As crianças quando cantam
nos falam do Reino de Deus.
(CD Lá na terra do Contrário, Padre Zezinho, scj, Paulinas COMEP)

Anim.: Na nossa Leitura Orante vamos fazer um caminho que
tem quatro passos ou paradinhas:
leitura,
meditação,
oração e
contemplação.

Vamos levar para esta caminhada a nossa Bíblia e uma lanterninha. Esta lanterninha
simboliza Jesus que vai conosco. Ele é a luz do mundo.


Vamos levar também uma pequena
imagem de Maria, Mãe de Jesus. Nesta Leitura Orante vamos estar com ela.


Por isso, no início da caminhada, cantamos, falando com ela:

Me empresta o teu coração
Pe. Zezinho, scj

Mãe de Jesus, Maria,
Me empresta, por favor,
O teu coração!

O meu é pequeno demais
Pra levar todo este amor
Que eu tenho para dar
Ao teu Jesus

O meu é criança demais
Pra dizer aquilo que eu queria
Pra Jesus de Nazaré

O meu vai crescer devagar
E se abrir a este amor
Que eu quero oferecer
Ao teu Jesus
(CD Lá na terra do Contrário, Padre Zezinho, scj, Paulinas COMEP)

1. LEITURA (Verdade)
Anim.: Vamos parar no primeiro momento, o da Leitura.
Vamos ver o que diz o texto da Bíblia.
Todos podem se assentar e uma criança, em pé, lê Lc 1,39-56.

Leitor/a: Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:

- Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.

Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso
fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade
a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre.
Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa.

Anim.: Vamos fazer silêncio e deixar que a Palavra caia no nosso coração. Para isso, vamos ler de novo, só com os olhos e cada um pode dizer uma frase do texto, conforme vai lendo.
- Agora, alguém vai contar pra todos a história.
- Vamos conversar sobre este texto (vai fazendo as perguntas e as crianças vão respondendo)
* Quem eram as duas mulheres que aparecem neste texto?
* Quem são os meninos que vão nascer?
* O que disse Isabel para Maria?
* O que disse Maria para Isabel?
* Foi um encontro bonito? Alegre? Por que?
* Agora cada um vai escrever num papel (sulfite) a frase mais bonita do texto e vamos levar para
a caminhada até o segundo momento ou passo. Enquanto isso cantamos:


Maria de Nazaré
Pe. Zezinho, scj

Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
As vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Vigem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu

Ave Maria (3 vezes), Mãe de Jesus!

Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu

Anim.: Chegamos ao segundo momento
2. Meditação (Caminho)

Vamos meditar. Sentados, vamos pensar um pouco.
Vamos pensar e dizer:
* Somos prontos para ajudar os outros? Como?
* Sabemos perceber o que as pessoas têm de bonito e gostamos?
* Sabemos ver o que de bonito Deus faz em cada um de nós e agradecemos?
Como?
Por tantas coisas lindas vamos agradecer a Deus, cantando:

Ainda não sei rezar
Pe. Zezinho, scj

Eu ainda não sei rezar
Eu ainda não sei rezar

Eu quero pedir
Eu quero louvar
Eu quero te agradecer
Eu quero te ouvir
Eu vim te falar
Eu quero te conhecer

Eu quero sentir
Eu quero esperar
Eu quero te bendizer
Eu quero sorrir
Eu quero vibrar
Eu quero contigo viver

Eu quero aprender
Eu quero ensinar
Eu quero falar de ti
Eu quero entender
Eu quero te amar
Por isso é que eu vim aqui

Anim.: Caminhamos para o passo em que vamos orar. Orar é encontrar-se
com Deus, com Maria, Mãe de Jesus

3.Oração (Vida)

Vamos rezar, cantando:
AQUI TAMBÉM É CÉU
Pe. Zezinho, scj

Das coisas que aprendi
Uma delas é que Deus está aqui
Das coisas que eu já sei
Uma delas é que Cristo é nosso rei

Que o céu não fica lá em cima
Que aqui também é céu
Depende do que a gente faz
Com a paz que o nosso Rei nos deu

Que a vida é muito bonita
Se a gente sabe amar
Se a gente partilhar o amor
Que Jesus veio nos ensinar
Ave Maria, cheia de graça...

Anim.: Vamos para o quarto passo

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus e o coração de Maria, reconhecendo as graças que Ele nos concede a cada instante.
Dentro de mim
Pe. Zezinho, scj

Dentro de mim existe uma luz
Que me mostra por onde deverei andar
Dentro de mim também mora Jesus
Que me ensina buscar o seu jeito de amar

Minha luz é Jesus
E Jesus me conduz
Pelos caminhos da paz

Dentro me mim existe um farol
Que me mostra por onde deverei remar
Dentro de mim Jesus Cristo é o sol
Que me ensina buscar o seu jeito de sonhar

Dentro de mim existe um amor
Que me faz entender e lutar por meu irmão
Dentro de mim Jesus Cristo é o calor
Que acendeu e aqueceu pra valer meu coração

Anim.: Dando-nos as mãos, rezemos, agora, a Oração de Jesus: Pai Nosso...Ave Maria...

Bênção
Anim.:
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.