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Parábola da semente
"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)
sábado, 4 de agosto de 2018
sábado, 9 de junho de 2018
Paulinas Comunica: 34ª Feira Internacional do Livro em Brasília
Paulinas Comunica: 34ª Feira Internacional do Livro em Brasília: Os jovens leitores são o foco da 34ª Feira Internacional do Livro de Brasília, que começou dia 8 e vai até o dia 17. Traz o tema &q...
quarta-feira, 6 de junho de 2018
Brincadeiras e dinâmicas para datas comemorativas
Atividades para gincanas do dia das crianças.
Confira nesta postagem várias sugestões de jogos, brincadeiras e atividades para gincanas dia das crianças. O dia das crianças é uma data comemorada anualmente no mês de Outubro, mas precisamente do dia 12.
Essas sugestões podem ser realizadas em casa com seus filhos e parentes ou na escola se você for um educador, com vários alunos, promovendo gincanas.
Várias das atividades que vamos propor aqui podem ser usadas em diversas épocas do ano, promovendo aprendizado e divertimento ao mesmo tempo.
Veja Também: Dinâmicas para o Dia das Crianças.
Confira nesta postagem várias sugestões de jogos, brincadeiras e atividades para gincanas dia das crianças. O dia das crianças é uma data comemorada anualmente no mês de Outubro, mas precisamente do dia 12.
Essas sugestões podem ser realizadas em casa com seus filhos e parentes ou na escola se você for um educador, com vários alunos, promovendo gincanas.
Várias das atividades que vamos propor aqui podem ser usadas em diversas épocas do ano, promovendo aprendizado e divertimento ao mesmo tempo.
Veja Também: Dinâmicas para o Dia das Crianças.
Gincanas dia das crianças – BRINCADEIRAS E DINÂMICAS INFANTIS
CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc… Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.
IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc… Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc… Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.
TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.
GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
Gincanas dia das crianças – Brincadeiras.
A seguir, confira algumas dicas e sugestões de Brincadeiras para gincanas dia das crianças: (Pode ser usada também no dia a dia).
A seguir, confira algumas dicas e sugestões de Brincadeiras para gincanas dia das crianças: (Pode ser usada também no dia a dia).
1- Telefone sem fio:
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte.
Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte.
Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
2-Descobrindo Versículos Introdução:
“Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes.” Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão. A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo (5 ou 10 minutos?). Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
“Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes.” Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão. A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo (5 ou 10 minutos?). Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
3- Telefone sem fio:
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte.
Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte.
Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
4- Corrida do envelope
Em preparação para a atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina; Cada palavra deve ser escrita em uma ficha; Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope; Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças; Entregue um envelope a cada time; ao sinal de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo; O time que terminar primeiro, faz um ponto; Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira
Em preparação para a atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina; Cada palavra deve ser escrita em uma ficha; Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope; Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças; Entregue um envelope a cada time; ao sinal de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo; O time que terminar primeiro, faz um ponto; Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira
5- Estátua:
Participantes: 5 ou mais
Materiais Necessários:
- Aparelho de som,
- CD de Músicas.
Regra:
- Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz “estátua”!
- Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro.
- Não vale fazer cócegas.
- Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.
Participantes: 5 ou mais
Materiais Necessários:
- Aparelho de som,
- CD de Músicas.
Regra:
- Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz “estátua”!
- Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro.
- Não vale fazer cócegas.
- Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.
6- Mímicas:
Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. Dividida os times. Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe. A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.
Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. Dividida os times. Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe. A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.
7- Dança da Cadeira:
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras.
Coloque uma música animada, a criançada andam dançado ao redor das cadeiras, quando a música parar elas devem sentar-se, quem não conseguir, sai da brincadeira.
Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
Confira também: ATIVIDADES PARA GINCANAS.
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras.
Coloque uma música animada, a criançada andam dançado ao redor das cadeiras, quando a música parar elas devem sentar-se, quem não conseguir, sai da brincadeira.
Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
Confira também: ATIVIDADES PARA GINCANAS.
Gincanas dia das crianças: Atividades.
Confira outras sugestões bem divertidas para gincanas dia das crianças:
Confira outras sugestões bem divertidas para gincanas dia das crianças:
Bola da pergunta
Pegue uma bola de praia e faça os jovens escreverem perguntas nela ou escreva todas as perguntas sozinho. Elas podem ser sérias, engraçadas ou uma mistura de ambos. Elas precisam ser bastante abertas e incentivar o diálogo. Todos se sentam em um círculo e uma pessoa começa jogando a bola para outra pessoa, que deve pegá-la. Em seguida, eles devem ler a pergunta escrita debaixo de seu polegar e responder. Depois, jogam a bola para outra pessoa e assim o jogo continua. Essa é uma das atividades para crianças que faz com que elas conversem e riam enquanto aprendem coisas novas sobre os amigos.
Pegue uma bola de praia e faça os jovens escreverem perguntas nela ou escreva todas as perguntas sozinho. Elas podem ser sérias, engraçadas ou uma mistura de ambos. Elas precisam ser bastante abertas e incentivar o diálogo. Todos se sentam em um círculo e uma pessoa começa jogando a bola para outra pessoa, que deve pegá-la. Em seguida, eles devem ler a pergunta escrita debaixo de seu polegar e responder. Depois, jogam a bola para outra pessoa e assim o jogo continua. Essa é uma das atividades para crianças que faz com que elas conversem e riam enquanto aprendem coisas novas sobre os amigos.
Caça ao tesouro
A caça ao tesouro é uma das atividades para crianças mais dinâmicas pois normalmente é feita em equipe. Dê várias dicas durante a brincadeira, como pistas escritas ou fotos. Ou inclua atividades em que é preciso tirar fotos de itens ou onde cada equipe deve filmar coisas, situações e cenários listados em um papel. Escolha o que for mais adequado e viável ao seu grupo de jovens.
A caça ao tesouro é uma das atividades para crianças mais dinâmicas pois normalmente é feita em equipe. Dê várias dicas durante a brincadeira, como pistas escritas ou fotos. Ou inclua atividades em que é preciso tirar fotos de itens ou onde cada equipe deve filmar coisas, situações e cenários listados em um papel. Escolha o que for mais adequado e viável ao seu grupo de jovens.
Twister
Pegue um jogo de “Twister” e deixe as crianças se divertirem fazendo contorcionismos engraçados. As regras são simples, basta colocar a parte do corpo designada na cor correta, conforme indicado na roleta que acompanha o jogo, e não cair durante a brincadeira. Veja quem sai o campeão do “Twister” e depois jogue novamente para dar aos outros uma segunda chance.
Pegue um jogo de “Twister” e deixe as crianças se divertirem fazendo contorcionismos engraçados. As regras são simples, basta colocar a parte do corpo designada na cor correta, conforme indicado na roleta que acompanha o jogo, e não cair durante a brincadeira. Veja quem sai o campeão do “Twister” e depois jogue novamente para dar aos outros uma segunda chance.
Brincadeiras para gincanas dia das crianças – Escolar passo a passo:
Confira alguns modelos para imprimir:
Fonte: site https://www.educacaoetransformacao.com.br
domingo, 1 de abril de 2018
domingo, 31 de dezembro de 2017
Acolher, proteger, promover, integrar,recomenda o papa
MENSAGEM
DO PAPA
FRANCISCO
PARA A CELEBRAÇÃO DO
51º DIA MUNDIAL DA PAZ
FRANCISCO
PARA A CELEBRAÇÃO DO
51º DIA MUNDIAL DA PAZ
1° DE JANEIRO DE 2018
Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz
1.
Votos de paz
Paz a todas as pessoas e a todas as
nações da terra! A paz, que os anjos anunciam aos pastores na noite de Natal,[1] é uma aspiração profunda de todas as
pessoas e de todos os povos, sobretudo de quantos padecem mais duramente pela
sua falta. Dentre estes, que trago presente nos meus pensamentos e na minha
oração, quero recordar de novo os mais de 250 milhões de migrantes no mundo,
dos quais 22 milhões e meio são refugiados. Estes últimos, como afirmou o meu
amado predecessor Bento XVI, «são homens
e mulheres, crianças, jovens e idosos que procuram um lugar onde viver em paz».[2] E, para o encontrar, muitos deles
estão prontos a arriscar a vida numa viagem que se revela, em grande parte dos
casos, longa e perigosa, a sujeitar-se a fadigas e sofrimentos, a enfrentar
arames farpados e muros erguidos para os manter longe da meta.
Com espírito de misericórdia, abraçamos
todos aqueles que fogem da guerra e da fome ou se veem constrangidos a deixar a
própria terra por causa de discriminações, perseguições, pobreza e degradação
ambiental.
Estamos cientes de que não basta abrir
os nossos corações ao sofrimento dos outros. Há muito que fazer antes de os
nossos irmãos e irmãs poderem voltar a viver em paz numa casa segura. Acolher o
outro requer um compromisso concreto, uma corrente de apoios e beneficência,
uma atenção vigilante e abrangente, a gestão responsável de novas situações
complexas que às vezes se vêm juntar a outros problemas já existentes em grande
número, bem como recursos que são sempre limitados. Praticando a virtude da
prudência, os governantes saberão acolher, promover, proteger e integrar,
estabelecendo medidas práticas, «nos limites consentidos pelo bem da própria
comunidade retamente entendido, [para] lhes favorecer a integração»[3]. Os governantes têm uma responsabilidade
precisa para com as próprias comunidades, devendo assegurar os seus justos
direitos e desenvolvimento harmônico, para não serem como o construtor
insensato que fez mal os cálculos e não conseguiu completar a torre que
começara a construir.[4]
2. Porque há tantos
refugiados e migrantes?
Na mensagem para idêntica ocorrência
no Grande Jubileu pelos 2000 anos do anúncio de paz dos anjos
em Belém, São João Paulo II incluiu
o número crescente de refugiados entre os efeitos de «uma sequência infinda e
horrenda de guerras, conflitos, genocídios, “limpezas étnicas”»[5] que caracterizaram o século XX. E
até agora, infelizmente, o novo século não registrou uma verdadeira viragem: os
conflitos armados e as outras formas de violência organizada continuam a
provocar deslocações de populações no interior das fronteiras nacionais e para
além delas.
Todavia as pessoas migram também por
outras razões, sendo a primeira delas «o desejo de uma vida melhor, unido
muitas vezes ao intento de deixar para trás o “desespero” de um futuro
impossível de construir».[6] As pessoas partem para se juntar à
própria família, para encontrar oportunidades de trabalho ou de instrução: quem
não pode gozar destes direitos, não vive em paz. Além disso, como sublinhei na
Encíclica Laudato si’, «é
trágico o aumento de migrantes em fuga da miséria agravada pela degradação
ambiental».[7]
A maioria migra seguindo um percurso
legal, mas há quem tome outros caminhos, sobretudo por causa do desespero,
quando a pátria não lhes oferece segurança nem oportunidades, e todas as vias
legais parecem impraticáveis, bloqueadas ou demasiado lentas.
Em muitos países de destino,
generalizou-se largamente uma retórica que enfatiza os riscos para a segurança
nacional ou o peso do acolhimento dos recém-chegados, desprezando assim a
dignidade humana que se deve reconhecer a todos, enquanto filhos e filhas de
Deus. Quem fomenta o medo contra os migrantes, talvez com fins políticos, em
vez de construir a paz, semeia violência, discriminação racial e xenofobia, que
são fonte de grande preocupação para quantos têm a peito a tutela de todos os
seres humanos.[8]
Todos os elementos à disposição da
comunidade internacional indicam que as migrações globais continuarão a marcar
o nosso futuro. Alguns consideram-nas uma ameaça. Eu, pelo contrário,
convido-vos a vê-las com um olhar repleto de confiança, como oportunidade para
construir um futuro de paz.
3. Com olhar
contemplativo
A sabedoria da fé nutre este olhar,
capaz de intuir que todos pertencemos «a uma só família, migrantes e populações
locais que os recebem, e todos têm o mesmo direito de usufruir dos bens da
terra, cujo destino é universal, como ensina a doutrina social da Igreja. Aqui
encontram fundamento a solidariedade e a partilha».[9] Estas palavras propõem-nos a imagem
da nova Jerusalém. O livro do profeta Isaías (cap. 60) e, em seguida, o
Apocalipse (cap. 21) descrevem-na como uma cidade com as portas sempre abertas,
para deixar entrar gente de todas as nações, que a admira e enche de riquezas.
A paz é o soberano que a guia, e a justiça o princípio que governa a
convivência dentro dela.
Precisamos de lançar, também sobre a
cidade onde vivemos, este olhar contemplativo, «isto é, um olhar de fé que
descubra Deus que habita nas suas casas, nas suas ruas, nas suas praças (...),
promovendo a solidariedade, a fraternidade, o desejo de bem, de verdade, de
justiça»,[10] por outras palavras, realizando a
promessa da paz.
Detendo-se sobre os migrantes e os
refugiados, este olhar saberá descobrir que eles não chegam de mãos vazias:
trazem uma bagagem feita de coragem, capacidades, energias e aspirações, para
além dos tesouros das suas culturas nativas, e deste modo enriquecem a vida das
nações que os acolhem. Saberá vislumbrar também a criatividade, a tenacidade e
o espírito de sacrifício de inúmeras pessoas, famílias e comunidades que, em
todas as partes do mundo, abrem a porta e o coração a migrantes e refugiados,
inclusive onde não abundam os recursos.
Este olhar contemplativo saberá, enfim,
guiar o discernimento dos responsáveis governamentais, de modo a impelir as
políticas de acolhimento até ao máximo dos «limites consentidos pelo bem da
própria comunidade retamente entendido»,[11] isto é, tomando em consideração as
exigências de todos os membros da única família humana e o bem de cada um
deles.
Quem estiver animado por este olhar
será capaz de reconhecer os rebentos de paz que já estão a despontar e cuidará
do seu crescimento. Transformará assim em canteiros de paz as nossas cidades,
frequentemente divididas e polarizadas por conflitos que se referem
precisamente à presença de migrantes e refugiados.
4. Quatro pedras
miliárias para a ação
Oferecer a requerentes de asilo,
refugiados, migrantes e vítimas de tráfico humano uma possibilidade de
encontrar aquela paz que andam à procura, exige uma estratégia que combine
quatro ações: acolher, proteger, promover e integrar.[12]
«Acolher» faz apelo à exigência de
ampliar as possibilidades de entrada legal, de não repelir refugiados e
migrantes para lugares onde os aguardam perseguições e violências, e de
equilibrar a preocupação pela segurança nacional com a tutela dos direitos
humanos fundamentais. Recorda-nos a Sagrada Escritura: «Não vos esqueçais da
hospitalidade, pois, graças a ela, alguns, sem o saberem, hospedaram anjos».[13]
«Proteger» lembra o dever de reconhecer
e tutelar a dignidade inviolável daqueles que fogem dum perigo real em busca de
asilo e segurança, de impedir a sua exploração. Penso de modo particular nas
mulheres e nas crianças que se encontram em situações onde estão mais expostas
aos riscos e aos abusos que chegam até ao ponto de as tornar escravas. Deus não
discrimina: «O Senhor protege os que vivem em terra estranha e ampara o órfão e
a viúva».[14]
«Promover» alude ao apoio para o
desenvolvimento humano integral de migrantes e refugiados. Dentre os numerosos
instrumentos que podem ajudar nesta tarefa, desejo sublinhar a importância de
assegurar às crianças e aos jovens o acesso a todos os níveis de instrução:
deste modo poderão não só cultivar e fazer frutificar as suas capacidades, mas
estarão em melhores condições também para ir ao encontro dos outros, cultivando
um espírito de diálogo e não de fechamento ou de conflito. A Bíblia ensina que
Deus «ama o estrangeiro e dá-lhe pão e vestuário»; daí a exortação: «Amarás o
estrangeiro, porque foste estrangeiro na terra do Egito».[15]
Por fim, «integrar» significa permitir
que refugiados e migrantes participem plenamente na vida da sociedade que os
acolhe, numa dinâmica de mútuo enriquecimento e fecunda colaboração na promoção
do desenvolvimento humano integral das comunidades locais. «Portanto – como
escreve São Paulo – já não sois estrangeiros nem imigrantes, mas sois
concidadãos dos santos e membros da casa de Deus».[16]
5. Uma proposta para
dois Pactos internacionais
Almejo do fundo do coração que seja
este espírito a animar o processo que, no decurso de 2018, levará à definição e
aprovação por parte das Nações Unidas de dois pactos globais: um para migrações
seguras, ordenadas e regulares, outro referido aos refugiados. Enquanto acordos
partilhados a nível global, estes pactos representarão um quadro de referência
para propostas políticas e medidas práticas. Por isso, é importante que sejam
inspirados por sentimentos de compaixão, clarividência e coragem, de modo a aproveitar
todas as ocasiões para fazer avançar a construção da paz: só assim o necessário
realismo da política internacional não se tornará uma capitulação ao cinismo e
à globalização da indiferença.
De fato, o diálogo e a coordenação
constituem uma necessidade e um dever próprio da comunidade internacional. Mais
além das fronteiras nacionais, é possível também que países menos ricos possam
acolher um número maior de refugiados ou acolhê-los melhor, se a cooperação
internacional lhes disponibilizar os fundos necessários.
A Seção Migrantes e Refugiados do
Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral sugeriu 20 pontos
de ação[17]como pistas concretas para a
implementação dos supramencionados quatro verbos nas políticas públicas e
também na conduta e ação das comunidades cristãs. Estas e outras contribuições
pretendem expressar o interesse da Igreja Católica pelo processo que levará à
adoção dos referidos pactos globais das Nações Unidas. Um tal interesse
confirma uma vez mais a solicitude pastoral que nasceu com a Igreja e tem
continuado em muitas das suas obras até aos nossos dias.
6. Em prol da nossa
casa comum
Inspiram-nos as palavras de São João Paulo II: «Se o
“sonho” de um mundo em paz é partilhado por tantas pessoas, se se valoriza o
contributo dos migrantes e dos refugiados, a humanidade pode tornar-se sempre
mais família de todos e a nossa terra uma real “casa comum”».[18] Ao longo da história, muitos
acreditaram neste «sonho» e as suas realizações testemunham que não se trata
duma utopia irrealizável.
Entre eles conta-se Santa Francisca
Xavier Cabrini, cujo centenário do nascimento para o Céu ocorre em 2017. Hoje,
dia 13 de novembro, muitas comunidades eclesiais celebram a sua memória. Esta
pequena grande mulher, que consagrou a sua vida ao serviço dos migrantes
tornando-se depois a sua Padroeira celeste, ensinou-nos como podemos acolher,
proteger, promover e integrar estes nossos irmãos e irmãs. Pela sua
intercessão, que o Senhor nos conceda a todos fazer a experiência de que «o
fruto da justiça é semeado em paz por aqueles que praticam a paz».[19]
Vaticano, 13 de
novembro – Memória de Santa Francisca Xavier Cabrini, Padroeira dos migrantes –
de 2017.
Franciscus
[8] Cf. Francisco, Discurso aos Diretores nacionais
da Pastoral dos Migrantes, participantes no Encontro promovido pelo Conselho
das Conferências Episcopais da Europa (22/IX/2017).
[17] «20 Pontos de Ação Pastoral»
e «20 Pontos de Ação para os Pactos Globais» (2017). Cf.
também Documento ONU A/72/528.
Fonte: vatican.va
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
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