Parábola da semente

"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)



sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Oração do Catequista



PAI NOSSO
Primeiro catequista da humanidade e nosso Mestre
Pai de todos nós, seus discípulos e missionários
Presente na vida e na missão de todos os catequistas
Presente nos catequizandos que acompanhamos

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME:
Na Palavra que anuncio
Na atenção que dedico aos catequizandos
Pelo/a catequista que sou.

VENHA A NÓS O VOSSO REINO:
Reino de paz e justiça
Reino de fé e testemunho
Reino de amor
Reino de serviço e doação

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU:
Em minha vida e na vida de nossa comunidade
Em tudo  que comunico e testemunho
No testemunho que recebo
No coração de todos a quem sou chamado/o a evangelizar.

sábado, 24 de junho de 2023

O ministério de catequista

 



Através da Carta Apostólica “Antiquum Ministerium” o  Papa Francisco instituiu o Ministério de Catequista. A Carta Apostólica é composta por onze parágrafos nos quais apresenta sua justificativa, importância desse serviço e define algumas orientações pastorais.

O ministério antigo na Igreja

Esse ministério faz-se presente na Igreja deste os primórdios das Comunidades Cristãs. Os diversos textos do NT nos convidam a refletir sobre a importância desse serviço. O evangelista Lucas ao escrever o seu Evangelho tinha como objetivo oferecer uma base sólida para a instrução (cf. Lc 1,3-4). Aos Gálatas comenta o apóstolo Paulo: «Mas quem está a ser instruído na Palavra esteja em comunhão com aquele que o instrui, em todos os bens» (Gal 6,6). A solidez da catequese contribui, portanto, para a profundidade da comunhão da Igreja. Onde impera a ignorância teológica, lá reina a confusão.

A diversidade de dons

Na Igreja há diversidade de manifestações do Espírito Santo como afirma o apóstolo Paulo aos Coríntios quando menciona os mestres: «E aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, há o dom dos milagres, depois o das curas, o das obras de assistência, o de governo e o das diversas línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Fazem todos milagres? Possuem todos o dom das curas? Todos falam línguas? Todos as interpretam? Aspirai, porém, aos melhores dons. Aliás vou mostrar-vos um caminho que ultrapassa todos os outros» (1Cor 12,28-31). Na Igreja há diversidade de dons, mas o Espírito e o Senhor são o mesmo e, cada dom, é dado para a promoção do bem comum (cf. 1Cor 12,4-11).

Ao longo da história a Igreja reconheceu este serviço como expressão concreta do carisma pessoal, que tanto favoreceu o exercício da sua missão evangelizadora desde as primeiras comunidades. Ainda hoje a Igreja estimula esse mesmo ministério como sinal de fidelidade à permanência na Palavra de Deus. Ao longo de dois milênios de história a Igreja reconheceu o delicado e generoso serviço de tantos que se dedicaram à instrução catequética realizando uma missão insubstituível na transmissão e aprofundamento da fé, como bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, leigos e leigas. Dentre tantos, reconhecemos também muitos beatos, santos e mártires catequistas.

A catequese edifica a Igreja

A catequese em sido uma forma de ministerialidade (de experiência de serviço eclesial) concretizada por homens e mulheres que, obedientes à ação do Espírito Santo, dedicaram a sua vida à edificação da Igreja. Com múltiplas expressões esse é um serviço essencial para a vida da Igreja, pois a fé precisa ser a aprofundada.

Renovada consciência catequética

A partir do Concílio Ecumênico Vaticano II, a Igreja assumiu uma renovada consciência sobre a importância do compromisso do laicato na obra de evangelização. O Decreto “Ad Gentes” afirma: «É digno de elogio aquele exército com tantos méritos na obra das missões entre pagãos, o exército dos catequistas, homens e mulheres, que, cheios do espírito apostólico, prestam com grandes trabalhos uma ajuda singular e absolutamente necessária à expansão da fé e da Igreja. Hoje em dia, em razão da escassez de clero para evangelizar tão grandes multidões e exercer o ministério pastoral, o ofício dos catequistas tem muitíssima importância» (AG,17). Diversos outros eventos contribuíram para a renovação da Catequese: o interesse constante dos papas, os Sínodo dos Bispos, as Conferências Episcopais, o magistério dos bispos, a Compilação do Catecismo da Igreja Católica, a Exortação apostólica Catechesi tradendae, o Diretório Geral da Catequese, etc.

A corresponsabilidade

O bispo é o primeiro Catequista na sua diocese, mas isso não dispensa a corresponsabilidade e a colaboração de outros sujeitos eclesiais como, os pais, catequistas leigos e leigas que, em virtude do batismo, são chamados a colaborar no serviço da catequese em cada ambiente. O ministério da Catequese abraça as condições culturais de cada contexto, mas conservando sua fidelidade ao evangelho. A Catequese, frente a tantos desafios culturais, vê-se diante de um grande desafio: “despertar o entusiasmo pessoal de cada batizado e reavivar a consciência de ser chamado a desempenhar a sua missão na comunidade requer a escuta da voz do Espírito que nunca deixa faltar a sua presença fecunda”.

O apostolado dos leigos

O Papa Francisco através do ministério de Catequista nos recorda a importância do apostolado dos leigos na Igreja. Eles «são especialmente chamados a tornarem a Igreja presente e ativa naqueles locais e circunstâncias em que, só por meio deles, ela pode ser o sal da terra» (LG, 33); «os leigos podem ainda ser chamados, por diversos modos, a uma colaboração mais imediata no apostolado da hierarquia, à semelhança daqueles homens e mulheres que ajudavam o apóstolo Paulo no Evangelho, trabalhando muito no Senhor» (LG, 33); o Catequista é chamado, antes de mais nada, a exprimir a sua competência no serviço pastoral da transmissão da fé que se desenvolve nas suas diferentes etapas; o Catequista é simultaneamente testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que instrui em nome da Igreja.

A diversidade de ministérios

O ministério de catequista não é único e não está isolado. Ao lado desse ministério há outros que já foram oficialmente reconhecidos pela Igreja, como ministério de leitor e acólito, bem como os serviços de ostiário, exorcista, etc. Tais ministérios são preciosos para a implantação, a vida e o crescimento da Igreja e para a sua capacidade de irradiar a própria mensagem à sua volta e para aqueles que estão distantes (cf. Paulo VI. EN, 73).



O perfil dos catequistas

O papa Francisco também nos apresenta alguns critérios sobre o perfil daqueles que podem ser convocados para serem catequistas. Não é um serviço para qualquer um; por isso o ministério de Catequista requer o devido discernimento  e se evidencia com o Rito de instituição; é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais dadas pelo bispo. “Convém que, ao ministério instituído de Catequista, sejam chamados homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, para serem solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese. Requer-se que sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.

Leia na íntegra o Motu próprio Antiquum Ministerium

terça-feira, 11 de abril de 2023

40 anos da Catequese Renovada


 

Hoje, 11 de abril, 18h -  40 anos da Catequese Renovada: Memória, Perspectivas e Celebração

O documento “Catequese Renovada, orientações e conteúdo”, pela CNBB teve como objetivo dar resposta às palavras de João Paulo II por ocasião de sua vinda ao Brasil, 1983. No pronunciamento, em Fortaleza, o papa disse que a catequese é uma urgência.

Com esta motivação, a Conferência dos Bispos nomeou uma comissão para preparar um texto, que seria apreciado por todos os bispos do Brasil, que foi aprovado na 21ª Assembleia Geral, em 1983, identificado como “Documento da CNBB, n. 26”. Com isto a catequese passou a ser uma prioridade em todas as dioceses do país.

A estrutura do texto está dividida em 4 partes, mostrando o contexto da realidade da Igreja no Brasil, numa cultura de eminência da pós-modernidade, num tempo já de queda dos fundamentos da fé cristã. João Paulo II tinha percebido isto e, de certa forma, fez uma forte provocação pastoral em todos os bispos brasileiros.

Na I Parte, o documento faz um relato histórico da catequese, com o título: “A catequese e a comunidade na História da Igreja”. Mostra-a como iniciação à fé e vida de comunidade; como imersão na cristandade; como instrução; como educação permanente para a comunhão e participação na comunidade.

Na II Parte, mostra os princípios para uma catequese renovada. Fala da linguagem, da pedagogia, da revelação, da fé, da missionariedade, da fidelidade a Deus, da unidade, das diversas dimensões da catequese, dos métodos, da formação e missão dos catequistas e de textos e manuais de catequese.

Na III Parte, toca em “Temas fundamentais para uma catequese renovada”. Para isto, mostra a situação das pessoas, o desígnio da salvação, a verdade sobre Jesus Cristo, sobre a Igreja, sobre o homem e sobre os compromissos próprios do cristão, especialmente, seu engajamento nos diversos setores da sociedade.

Por fim, a IV Parte fala da “Comunidade catequizadora”, do itinerário catequético de uma comunidade de fé, e como formar uma comunidade que ainda não deu passos em sua vida cristã. Termina o documento dizendo que a catequese é um processo permanente e indispensável para a educação da fé cristã.


Catequese Renovada


terça-feira, 4 de abril de 2023

Via-sacra da Ressurreição

 

Paulinas
Caminho da luz

LOC - Celebremos a via-sacra da ressurreição. Recordemos o caminho da luz desde a ressurreição de Jesus Cristo até a vinda do Espírito Santo. 

Unidos na fé, esperamos os novos céus e a nova terra que a ressurreição de Jesus revelou.  A Festa da Páscoa não se restringe ao domingo da ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes, que é celebrada cinquenta dias após a Páscoa, quando Jesus Ressuscitado nos envia o Espírito Santo. 

O Tempo Pascal é cheio de alegria e exultação, como se fosse um só dia de festa, um "grande domingo de Páscoa". São "dias de Páscoa" e não "após a Páscoa". 

Os oito primeiros dias desse período são chamados de "oitava da Páscoa", celebrados como solenidades do Senhor. No sétimo domingo da Páscoa celebra-se a Festa da Ascensão do Senhor, quando Jesus volta ao céu, para junto do Pai. 

Desde a segunda-feira da oitava da Páscoa até Pentecostes, somos chamados a viver e sentir a alegria da vida nova que Jesus nos oferece com sua ressurreição. 

Como celebrar a via-sacra da ressurreição 

Para que a comunidade cristã vivencie melhor o Tempo Pascal, o ideal é que alguém carregue o Círio Pascal, o grande símbolo da Páscoa. Todos os participantes podem ter pequenas velas para acender no Círio. 






LOC: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

T: Amém. 

LOC: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o Ressuscitado, o amor do Pai das Luzes e a comunhão do Espírito Santo Consolador estejam convosco! 

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. 

LOC - Irmãos e irmãs, a alegria da Páscoa permanece conosco. 

Iluminados por Cristo, somos novas criaturas, as coisas antigas já se passaram, somos o povo novo, nascido da cruz e da ressurreição. 

LOC - Oremos 

Todos - Ó Pai, pela ressurreição do vosso Filho, confirmai a nossa fé e a nossa esperança na vida mais forte que a morte. 

Fazei que não nos deixemos vencer pela tristeza e pelo medo,mas colaboremos na construção de um mundo novo, dom do vosso amor e do vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 

T: Amém. 


LOC - 1ª  Estação – Jesus Ressuscitou

LOC - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! 

T: Porque pela vossa santa Páscoa remistes o mundo! 

LEITOR 1: Então o anjo falou às mulheres: "Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos: 'Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis'. É o que tenho a vos dizer". (Mt 28,5-7)

LEITOR 2: Na morte de Jesus tudo parecia acabado. Assim também são vários os momentos da nossa vida em que perdemos a esperança e ficamos infelizes. Mas a tristeza dos discípulos foi passageira, porque Jesus ressuscitou dos mortos. Ele está vivo. A ressurreição de Jesus é uma vida nova. 

Preces 

LOC - Elevemos nossas preces de gratidão ao Pai que ressuscitou Jesus Cristo e digamos ... 

T: Obrigado, Senhor! 

L1: Pelo dom da fé na ressurreição de Cristo, louvemos ... 

L2: Pela esperança na ressurreição dos mortos, louvemos ... 

L1: Pela vida eterna que nos espera, louvemos ... 

L2: Pelos sinais de Páscoa que o Senhor nos revela todos os  dias, louvemos ... 

Oração 

LOC - Ó Pai Santo, na ressurreição de Jesus nova luz da vossa glória brilhou para nós. Concedei que sejamos anunciadores dessa boa notícia para o mundo, especialmente para todos os que vivem entre angústias e sombras. Nós vos pedimos por Cristo, na unidade do Espírito Santo. 

T: Amém. 

MÚSICA


LOC - 2ª Estação: O Sepulcro está vazio 

LEITOR 1: Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu. (Jo 20,6-8)

LEITOR 2 : Jesus Cristo, com sua morte e ressurreição, revela que a morte não é um salto no vazio e sem esperança. A morte não  está no final da vida, mas no começo do viver. 

A partir da experiência da fé na ressurreição de Jesus, os cristãos não devem sentir medo, pois sabem que ele já destruiu o poder da morte. 

O morrer é um adormecer para este mundo limitado pelo tempo e pelo espaço e um acordar nas mãos de Deus. Afinal, é morrendo que se vive para a vida eterna. 

Preces 

LOC - Rezemos agradecendo ao Cristo que venceu a morte e pro- 

clamemos ... 

T: Senhor Jesus, nós vos louvamos e agradecemos! 

L1: Porque a vida venceu a morte

L2: Porque o sepulcro está vazio

L1: Porque o medo foi derrotado pela esperança

L2: Porque o sol de Cristo rompe todas as trevas

Oração 

LOC - Ó Pai, em Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, a morte 

foi vencida. Fazei que sejamos filhos da luz, capazes de valo- 

rizar a vida sempre, superando tudo o que ameaça a dignidade humana. Nós vos pedimos pelo mesmo Cristo, na unidade do Espírito Santo. 

T: Amém. 


LOC - 3ª Estação

O Ressuscitado aparece para Maria Madalena

 LEITOR 1: Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus em pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? Quem procuras?". Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-Io". Então, Jesus falou: "Maria!". Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabuni!" (que quer dizer: Mestre). (Jo 20,14-16)

LEITOR 2: Na manhã da Páscoa, Maria Madalena vai ao túmulo chorando a morte do seu Senhor. Seus olhos estão fechados para a novidade. O Ressuscitado se manifesta, mas ela não percebe sua presença. Somente quando ele diz: "Maria" é que lhe caem as escamas da tristeza e pode enxergar a surpresa: Jesus vive! Como Maria Madalena, caminhamos em busca de vida, e muitas vezes andamos tristes e abatidos pelos acontecimentos que nos cercam. 

Preces 

LOC - Como Maria Madalena, aclamemos o Mestre Jesus ...

T: Ajudai-nos, Senhor! 

L1: Mestre, para sermos testemunhas da ressurreição em meio aos sinais de morte de nossa sociedade ... 

L2: Mestre, para que nossa comunidade tenha a necessária conversão pastoral que a torne cada vez mais discípula e missionária ... 

L1: Mestre, para que nada nesta vida nos separe de vós, fonte  de toda a vida .

L2: Mestre, para seguirmos o vosso Caminho, vivermos a vossa Verdade e acolhermos a vossa Vida ... 

Oração 

LOC - Pai amado, vosso Filho apareceu a Maria Madalena e a fez missionária da ressurreição. Enviai-nos como discípulos missionários, nas pegadas da Madalena, para proclamarmos a vitória da vida em Cristo todos os dias. Nós vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. 

T: Amém. 


4ª Estação

O caminho de Emaús

LEITOR 1: Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os seus olhos, porém, estavam como vendados, incapazes de reconhecê-lo. Então Jesus perguntou: "O que andais conversando pelo caminho?" [ ... ] Não era necessário que o Cristo sofresse tudo isso para entrar na sua glória?" E, começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele. (Lc 24,13-17.26-27)

LEITOR 2: Com a morte de Jesus na cruz, seus discípulos ficaram com medo e decepcionados. Tinham medo de morrer como Jesus e por isso procuraram se distanciar de Jerusalém. Estavam desanimados e sem esperança. A tristeza impedia-os de dar importância ao que as mulheres e alguns dos discípulos contaram sobre o sepulcro vazio. Mas Jesus caminha com eles. Jesus anda conosco pelos caminhos da vida. E quantas vezes nós não o reconhecemos! Está na Palavra e nas pessoas famintas, sedentas, forasteiras, nuas, doentes e prisioneiras.

Preces

LOC - Como em Emaús, rezemos para que o Senhor permaneça 

conosco e digamos ... 

T: Ficai conosco, Senhor! 

L1: Quando os dias ficam pesados e o desânimo toma conta ... 

L2: Diante das frustrações da vida e da sociedade ... 

L1: Quando a estrada é longa e parece difícil caminhar ... 

L2: Para que o nosso coração se aqueça ... 

L1: Para acolhermos a Palavra de Deus em nossa vida ... 

Oração 

LOC - Pai Santo, vosso Filho caminhou com os viajantes de Emaús, acolheu suas angústias, explicou as Escrituras e fez seu coração arder. Que o mesmo Cristo permaneça em nossa casa, escola e trabalho, para aquecer o que está frio, animar os tristes e nos conduzir na Verdade. Nós vos pedimos, por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. 

T: Amém. 


LOC - 5ª  Estação –

Jesus é reconhecido ao partir o pão


LEITOR 1: Quando chegaram perto do povoado para onde iam, ele fez de conta que ia adiante. Eles, porém, insistiram: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!". Ele entrou para ficar com eles. Depois que se sentou à mesa com eles, 

tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram, e eles o reconheceram. Ele, porém, desapareceu da vista deles. Então um disse ao outro: 

"Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?" . (LC 24,28-32 )

LEITOR 2: Os discípulos de Emaús reconheceram Jesus no gesto de  partir o pão. A conversa que tiveram com ele aqueceu o coração deles e despertou-lhes a confiança. 

Este acontecimento destaca a presença de Jesus Ressuscitado, que continua a caminhar conosco e a nos alimentar, especialmente na Eucaristia. 

Preces 

LOC - Peçamos ao Senhor que fortaleça nosso caminho com o pão que ele mesmo nos dá... 

T: Dai-nos sempre deste pão! 

L1: Para que nossa comunidade viva em maior unidade e comunhão ... 

L2: Para vivermos atentos aos pobres, aos doentes e a todos aqueles que precisam ... 

L1: Para unirmos a fé e a vida, a oração e a ação ... 

L2: Para que a Eucaristia transforme nossa vida, cure as feridas e renove nosso ser e nosso agir ... 

Oração 

LOC - Pai de bondade, nós vos agradecemos a Eucaristia, presença viva de Jesus entre nós. Concedei-nos viver a comunhão e nos amarmos uns aos outros, como Jesus ensinou. Nós vos pedimos pelo mesmo Cristo, na unidade do Espírito Santo. 

T: Amém. 


LOC – 6ª Estação 

O ressuscitado aparece aos discípulos

LEITOR 1: Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: "A paz esteja convosco!". Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito. Mas ele disse: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho". E dizendo isso, ele lhes mostrou as mãos e os pés. (Lc 24,36-40) 

LEITOR 2: Quando o Ressuscitado aparece vivo e vencedor, os discípulos ficam assustados e perturbados. Em sua memória, está a marca das torturas e da cruz de Jesus. Quando o Cristo se manifesta, pensam que é um fantasma. Jesus, porém, mostra-lhes as feridas da cruz e as marcas que o sofrimento deixou nele. Jesus revela que o tempo da vida na terra não foi desperdiçado. Tudo o que fazemos aqui - sofrimentos, alegrias, solidariedade, amor e fé - marca nosso ser também. 

Preces 

LOC - Unidos a todos os seguidores de Jesus, renovemos nosso amor e nossa esperança e peçamos que o Senhor aumente nossa fé, rezando ... 

T: Aumentai a nossa fé! 

L1: Quando as preocupações desta vida nos deixam perturbados 

L2: Quando a dúvida invade nossa mente e nosso coração ... 

L1: Para sermos livres no seguimento de Jesus ... 

L2: Que nada possa nos separar do amor de Cristo ... 

Oração 

LOC - Senhor, Pai de amor, o Senhor Jesus se manifestou aos discípulos e deu-lhes a paz. Fazei que possamos ser missionários da paz por onde andarmos e, assim, sermos reconhecidos como filhos da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. .. 

T: Amém. 


LOC -7ª Estação

O Ressuscitado e o dom do Pai

Leitor 1: Jesus disse, de novo: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio". Então, soprou sobre eles e falou: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos" . (Jo 20,21-23). 

LEITOR 2: No dia de Páscoa, os seguidores de Jesus receberam um novo hálito de vida. E eles se tornaram testemunhas do Crucificado que ressuscitou dos mortos. Essa novidade só pode ser obra do Espírito Santo. Ele é quem faz o ser humano sair  do pecado e viver na verdade e na justiça. Quem é perdoado aprende a perdoar, porque se sente amado e sabe amar.

Preces 

LOC - O Senhor nos perdoa e mostra-nos que é preciso perdoar quem nos ofende, por isso digamos ... 

L1: Senhor, ensinai-nos a perdoar! 

L2: Por aqueles que nos ofenderam ... 

L1: Por aqueles a quem nós ofendemos ... 

L2: Para sermos uma comunidade misericordiosa ... 

L1: Para sermos LEITOR 1vres e capazes de perdoar. .. 


Oração 

LOC - Pai de amor e perdão, vosso Filho Jesus Cristo concedeu à Igreja o dom de perdoar os pecados. Ajudai-nos a reconhecer nossos erros, arrepender-nos de nossos pecados e confessar . nossas culpas para receber o perdão. Nós vos pedimos por Cristo, na unidade do Espírito Santo. 

T:Amém. 


LOC - 8ª Estação 

O Ressuscitado aparece a Tomé

LEITOR 1: Os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!". Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!". Jesus lhe disse: "Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!". (Jo 20,26-29).

LEITOR 2: Como Tomé, muitas pessoas têm dificuldade em acreditar. Exigem provas ou um testemunho tão perfeito que basta verem algumas falhas nos seguidores de Jesus para não acreditar que esse seja o caminho da salvação. Como Tomé, muita gente hoje não participa da vida da comunidade. Nossa fé implica a vivência comunitária. Essa foi a experiência dos primeiros discípulos, como Pedro, João e Tomé. Crer em Jesus Cristo é acreditar que a sua vida dá sentido à nossa vida. 

Preces 

LOC - Como Tomé, renovemos nosso amor a Jesus e aclamemos sua humanidade e divindade, dizendo ... 

T: Meu Senhor e meu Deus! 

L1: Pelo dom da vida, presente do Pai Criador ... 

L2: Pelo dom da comunidade...

L1: Pelo dom da família...

L2: Pelo dom da Trindade aos filhos e filhas ... 

Oração 

LOC - Pai amoroso, o Apóstolo Tomé viu e acreditou na ressurreição de Jesus. Que nossa comunidade possa crer para ver como a Páscoa renova a nossa vida e aumenta a nossa fé, nossa esperança e nosso amor. Nós vos pedimos por Cristo ressuscitado, na força do Espírito Santo. 

T:Amém. 

LOC - 9ª Estaçao

 Ressuscitado na beira do lago

LEITOR 1: [ ... ] Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Gêmeo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos dele. Já de manhã, Jesus estava aí na praia, mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Ele perguntou: "Moços, tendes alguma coisa para comer?". Responderam: "Não". Ele lhes disse: "Lançai a rede à direita do barco e achareis"." 

Eles lançaram a rede e não conseguiam puxá-Ia para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo que Jesus mais amava disse a Pedro: "É o Senhor!". [ ... ] (Jo 21,1-2.4-7). 

LEITOR 2: Na beira do lago de Tiberíades, naquela manhã, estava o Ressuscitado. No meio do lago estavam os discípulos de Jesus que tinham retornado à antiga profissão depois da morte de Jesus. Para eles, tudo estava acabado. João olha para a praia e vê aquele homem na beira do lago. Seu coração o faz exclamar: "É o Senhor!". No meio do lago de nossas atividades podemos esquecer de olhar para fora do barco. Somos muito ocupados. O Cristo, porém, está sempre pronto para nos alimentar, para dar sentido ao viver, para estimular o nosso amor, para que não nos cansemos de amar.

 Preces 

LOC - Rezemos, para que sejamos capazes de reconhecer a presença do Ressuscitado que se manifesta em nossa vida. Digamos ... 

T: Queremos ver Jesus! 

L1: Diante das crianças, que pedem carinho e atenção ... 

L2: Diante dos jovens, com seus sonhos e projetos ... 

L1: Diante das famílias, com suas buscas e esperanças ... 

L2: Diante dos idosos, que querem ser cuidados e amados ... 

Oração 

LOC - Ó Pai, a manifestação do Ressuscitado na beira do lago nos enche de alegria. Também em nossos trabalhos e atividades queremos reconhecer a presença amorosa de Jesus. Ensinai-nos a abrir os olhos para perceber sua presença. Nós vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. 

T: Amém.


LOC - 10ª Estação

O Ressuscitado confere a missão a Pedro

LEITOR 1: Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?". Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo" . Jesus lhe disse: "Cuida dos meus cordeiros". (Jo 21,15). 

LEITOR 2: Pedro havia traído o Mestre três vezes. Agora, deve responder que ama Jesus e por isso aceita a missão de ser o pastor que confirma a fé de seus irmãos. Pedro, marcado pelo amor, recebe a missão de cuidar dos amigos do Senhor. O apóstolo deve manter a unidade e confirmar a fé dos seguidores de Jesus. Como Igreja, somos chamados a viver nessa comunhão. 


Preces 

LOC - Com São Pedro Apóstolo, renovemos nosso compromisso de batizados e sejamos capazes de amar e cuidar, rezando ... 

T: Ensinai-nos a amar e cuidar! 

L1: Para que toda a Igreja se renove na força do Evangelho ... 

L2: Para nos unirmos à missão do papa e dos bispos ... 

L1: Para que nossa comunidade seja mais fraterna e acolhedora 

L2: Para não nos desviarmos daqueles que precisam de nossa 

ajuda ... 

Oração 

LOC - Pai de bondade, concedei que amemos a Igreja, comunidade da ressurreição, guiada pelo papa e pelos bispos, para sermos no mundo as testemunhas da Páscoa. Nós vos pedimos por Cristo, na unidade do Espírito Santo. 

T: Amém. 

11ª Estação

O Ressuscitado envia os discípulos em missão

LEITOR 1: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-Ihes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos. (Mt 28,19-20). 


LEITOR 2: Retornando a Jerusalém, anunciaram publicamente que Deus havia ressuscitado dentre os mortos aquele que fora crucificado. Essa verdade transformou os apóstolos em homens novos e encheu de sentido suas vidas e missão. Começaram a pregar a Boa-Nova com tanta firmeza e convicção que muita gente se converteu. 

Preces 

LOC - O Senhor enviou os discípulos para batizar, ensinar e também a nós é confiada esta tarefa, rezemos ... 

T: Enviai-nos, Senhor! 

L1: Para renovar a fé daqueles que foram batizados ... 

L2: Para testemunhar Jesus em nossas famílias... 

L1: Para ser testemunhas de Cristo em nosso trabalho ... 

L2: Para partilhar a vida em Cristo com todos os que nos conhecem ... 

Oração 

LOC - Senhor, Pai Santo, fazei que nosso Batismo seja fonte de vida para todos e nos impulsione a anunciar Jesus, para que todos tenham vida em abundância. Por Cristo, na Unidade do Espírito Santo. 

T:Amém. 


12ª Estação

A ascensão de Jesus

L1: Jesus foi elevado, à vista deles, e uma nuvem o retirou aos seus olhos. Continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apresentaram-se a eles então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao céu, virá assim, do mesmo modo como o vistes partir para o céu".  (At 1,9-11).

LEITOR 2: Enquanto Jesus volta ao Pai, na ascensão, os seguidores são acompanhados e fortalecidos pelo Espírito de Jesus. 

Preces 

LOC - Supliquemos ao Cristo que subiu aos céus e permanece conosco todos os dias, rezando ... 

T: Permanecei conosco, Senhor! 

L1: Para que a vossa ascensão aos céus nos ensine a buscar as coisas do alto com olhar atento aos que estão ao nosso redor, rezemos ... 

L2: Senhor dos céus, para que o vosso amor nos mostre que o caminho para o céu passa pelo compromisso com a terra, rezemos ... 

Oração 

LOC - Ó Pai amado, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e gratidão, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor. 

T:Amém. 

13ª Estação

Com Maria, testemunhas da Ressurreição

Leitor 1: Então os apóstolos deixaram o monte das Oliveiras e voltaram para Jerusalém [ ... ]. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. [ ... ] Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres - entre elas, Maria, mãe de Jesus _ e com os irmãos dele.  (At 1,12-14) 

LEITOR 2: Maria é parte integrante da Igreja e está LEITOR 1gada à Sua missão. Ela é colocada como um membro da comunidade-mãe de Jerusalém, ao lado dos onze apóstolos. O mesmo Espírito 

que agiu nela, na concepção de Jesus, vem agora sobre esse 

grupo, quando nasce a Igreja. 

Preces 

LOC - Com Maria, Mãe de Deus e nossa, supliquemos ao Senhor, dizendo ... 

T: Por Maria, atendei-nos, Senhor! 

L1: Senhor Jesus, Vossa Mãe nos mostrou o valor da oração e da vida em comunidade. Para que seu exemplo aumente em nós o desejo de unidade e comunhão, rogamos ... 

L2: Espírito Santo de Deus, que por Maria destes ao mundo o Salvador, a fim de fazer que nosso testemunho de discípulos possa apresentar o Cristo a rodos, rogamos ... 

Oração 

LOC - Pai de amor, em Maria brilha para nós a esperança da Páscoa. Nela se Contempla o mistério de nosso futuro junto à Trindade santa. Concedei que aprendamos Com a Mãe a ser dignos filhos da ressurreição, por Cristo, nosso Senhor ... 

T: Amém. 

Loc - 14ª Estação

O Ressuscitado envia o Espírito Santo

LEITOR 1: De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como  de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. (At 2,2-4). 


LEITOR 2: Com a vinda do Espírito Santo se acendeu o fogo do amor que aqueceu o coração dos discípulos e deu coragem para anunciar o Cristo vivo e vencedor da morte. Muitas línguas, raças e culturas ouviram e acolheram a Boa-Nova de Cristo. O Espírito faz novas todas as coisas. 

Preces 

LOC - Invoquemos o Espírito Santo Consolador em nossas necessidades, rezando ... 

T: Enviai o vosso Espírito Santo! 

L1: Pelas nossas FAMÍLIAS, com suas preocupações e angústias, para que saibam encontrar luzes no caminho ... 

L2: Por todos os que passam por provações, para que sejam assistidos pela força do Senhor ... 

Oração 

LOC - Deus, nosso Pai, Fazei que todas as nações da terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

T: Amém. 


LOC - 15ª Estação

Esperamos novos céus e nova terra

LEITOR 1: O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. Vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz. (2Pd 3,13-14). 

LEITOR 2: A ressurreição inaugurou essa nova criação, mas a consumação será no futuro de Deus. Caminha-se neste mundo rumo a esse futuro, onde estarão unidos para sempre o céu e a terra. Caminhamos, com alegria, na estrada de Jesus, para chegar à Cidade Eterna, no Reino que Deus-Trindade nos preparou. 

Prece

LOC - Rezemos confiantes, dizendo ... 

T: Venha a nós o vosso Reino! 

L1: O Reino é amor. Senhor, para que nossa vida seja fortalecida na amizade e no bom relacionamento com todos, rezemos ... 

L2: O Reino é perdão. Senhor, para derrubarmos os muros da separação que colocamos entre as pessoas e saibamos acolher a todos, rezemos ... 


Oração 

LOC - Senhor, Pai Criador, vosso Filho Jesus Cristo nos prometeu um futuro de plenitude: novos céus e nova terra. Concedei-nos viver neste mundo que passa atentos aos sinais do mundo que virá e que jamais passará, pois será o vosso Reino, a nossa Pátria. Nós vos pedimos por Cristo, na unidade do Espírito Santo. 

T: Amém. 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Via-sacra inspirada no texto de Dom Leomar Brustolin

https://m.media-amazon.com/images/I/51XYajbE57L._SX483_BO1,204,203,200_.jpgAcompanham o opúsculo, 15 cartazes