Parábola da semente

"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Leitura Orante: Dia Nacional de Ação de Graças



22 de novembro (quarta quinta-feira do mês de novembro)
(Ambiente: ornamentar com flores, tendo a Bíblia no centro e uma vela acesa)

Animador/a: Graça e Paz a todos nós, aqui reunidos, para com a Palavra,
fazermos orações de Ação de Graças.
Iniciamos, rezando juntos o Salmo 94:
(Pode ser rezado em dois coros ou com um solista e os demais repetem)

Salmo de introdução
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)

Anim.: Vamos ler o texto do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Mateus, e
seguir o método da Leitura Orante. Aclamemos com nosso canto a Palavra antes de ouvi-la.

Canto
A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração (bis) (Rm 10,8)
CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo - Paulinas/Comep

1. Leitura (Verdade)
Leitor 1
O que diz o texto do dia?
Mt 11,25-27:  Naquele tempo, Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.

Anim.:
Os bispos, na reunião que fizeram em Aparecida, agradeceram a Deus por muitas coisas. Vamos lembrar o que eles disseram:
Leitor 2
Louvamos a Deus pela beleza da criação, que é obra de suas mãos.
Bendizemos a Deus por haver criado o ser humano, homem e mulher.
Louvamos a Deus pelos talentos, estudo e decisão de homens e mulheres para promover iniciativas e projetos geradores de vida.
Louvamos a Deus por aqueles que cultivam as ciências e a tecnologia
Louvamos a Deus pela verdade, o bem e a beleza.
Bendizemos ao Pai pelo dom de seu Filho Jesus Cristo, "rosto humano de Deus e rosto divino do homem".
Louvamos a Deus porque Ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida.
Louvamos a Deus pelo dom maravilhoso da vida e por aqueles que a honram e a dignificam ao colocá-la a serviço dos demais.
(DAp 106,116,120-123)



2. Meditação (Caminho)
Anim.:
O que o texto do Evangelho que lemos diz para mim? Para nós?
O texto nos fala da oração de louvor de Jesus o Pai. Pela nossa fé, vivemos bem unidos a Jesus e com Ele louvamos ao Pai.
Neste dia de Ação de Graças recordamos as 102 pessoas que viajaram no navio Mayflowers, no ano de 1620, deixando a Inglaterra devido a perseguições.
Esse grupo sofreu muito nos Estados Unidos, com as intempéries, a falta de experiência no cultivo da terra e tendo que construir suas casas de madeira, antes que o inverno chegasse.
Receberam ajuda dos índios americanos, que os ensinaram a cultivar a terra, a plantar e a caçar. No ano seguinte, quando chegou a época de colher os frutos, ficaram maravilhados com a fartura.
Após a colheita, se reuniram para comer e agradecer a Deus por aquela bênção e pela terra que haviam escolhido para sua pátria.
No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA assistiu ao dia de ação de graças e, impressionado, declarou: "quisera que toda a humanidade se unisse neste mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". O presidente Eurico Gaspar Dutra  instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, em 17/ de agosto de 1949. O presidente Castelo Branco regulamentou no ano de 1965, quando se oficializou a quinta-feira  da quarta semana do mês de novembro para a comemoração em todo território Nacional".
Foi assim que nasceu o Dia Nacional de Ação de Graças.
Vamos agora cantar a ação de graças por tudo, como nos ensinou São Paulo, o Apóstolo:

Canto: "Por tudo dai graças, por tudo dai graças,
dai graças por tudo, dai graças. (1 Ts 5,18).
CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo - Paulinas/Comep

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Uma oração que Jesus nos ensinou a rezar, começa com louvor. É o Pai Nosso.
Vamos rezá-la com Jesus, erguendo os braços,fazendo ao Pai o nosso louvor:
Pai nosso...

4.Contemplação (Vida e Missão)
Anim: Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pelo olhar de Jesus Cristo, que se volta para o Pai e faz seu louvor.Um olhar de gratidão, de filhos e filhas.
Bênção
 Anim.: Agora vamos receber a bênção de Deus que nos vem da sua Palavra. Podemos nos inclinar.
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Canto (todos)
MEU SORRISO NÃO É MEU
Pe. Zezinho, scj
1.Meu sorriso não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este sorriso não é só meu

O que eu tenho de bom
É pra dar aos meus irmãos

2.Meu brinquedo não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este brinquedo que não é só meu

3.Meu alimento não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este alimento que não é só meu

4.Meu dinheiro não é só meu
Foi Deus quem me deu
Este dinheiro que não é só meu.

 (Finalizando, pode-se fazer a partilha de um lanche, previamente preparado).
Irmã Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário