Parábola da semente

"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


De 5 a 12 de junho de 2011
O que é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos?
Não é difícil perceber que a desunião entre as Igrejas cristãs é um escândalo que prejudica a própria pregação do evangelho. Quem vê, de fora, Igrejas em oposição, fica com a triste impressão de que estamos disputando espaço em vez promover o projeto de Jesus. A união faz a força – diz o provérbio bem conhecido. Na mesma proporção a desunião produz fraqueza. Igrejas unidas terão mais condição de promover a paz e a justiça. Estarão, com seu próprio comportamento, gritando ao mundo que a reconciliação, o perdão, a retificação de caminhos são sempre possíveis, quando há abertura para a graça.  Mas, ainda que essa razão seja poderosa, temos outra ainda maior para buscar a unidade: Jesus pediu que os seus seguidores fossem um como ele e o Pai são um. Como ignorar tal desejo do Senhor?  A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um momento especial para colocarmos nas mãos da Trindade nossos esforços e dificuldades no caminho da busca do relacionamento fraterno de Igrejas, superando séculos de  uma história de enfrentamento mútuo.
Histórico
Já o papa Leão XIII tinha pensado em fazer uma novena pela unidade, aproveitando a semana que vai do dia de Ascensão à festa de Pentecostes. Mais tarde a idéia foi muito divulgada por Lewis Thomas Wattson, um anglicano que se tornou católico romano. A proposta de data feita por Wattson  era outra: de 18 de janeiro (festa da cátedra de S. Pedro em Roma) a 25 de janeiro (festa de S. Paulo); estariam assim representados nos dois apóstolos estilos diferentes de vivência cristã.  Mas, de acordo com a mentalidade católica da época, pensava-se em unidade como retorno de todos os cristãos à Igreja com sede em Roma. Como era de se esperar, tal proposta não foi bem aceita por ortodoxos e evangélicos. Em 1926 o movimento Fé e Constituição, que mais tarde vai estar na origem da formação do Conselho Mundial de Igrejas, lançou um apelo para a realização de uma Semana de Oração pela Unidade, a ser feita nos dias que antecedem a festa de Pentecostes.
Um grande impulso veio também do sacerdote católico francês Paul Couturier a partir de 1935. Mas dessa vez a proposta mostrava uma abertura da parte católica: não se tratava de um retorno ao catolicismo, mas da reunião fraterna de Igrejas, cada uma com a sua identidade. Pe. Couturier dizia: “Que chegue a unidade do Reino de Deus, tal como Cristo a quer e pelos meios que ele quiser!”  Essa atitude ficou mais fácil para os católicos depois do Concílio Vaticano II (1962-1965), que reconheceu valores nos então chamados “irmãos separados” e em suas Igrejas, afirmando que a fé comum em Cristo é princípio de comunhão e assumindo a proposta ecumênica que respeita a identidade religiosa do outro.
 
Para explicar o tipo de ecumenismo que queremos, hoje usamos muito a imagem dos raios de uma roda cujo centro é Jesus. As Igrejas, cada uma no seu raio, ao se aproximarem do centro, ficarão inevitavelmente mais próximas umas das outras. Não se pede conversão de uma Igreja a outra, o que se deseja é a conversão de todas à prática da unidade por amor e fidelidade a Jesus.
 
A partir de 1968, a Semana é preparada conjuntamente pelo Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, representado por sua comissão de Fé e Constituição. A data pode variar: na Europa em geral a Semana se faz de 18 a 25 de janeiro; aqui no Brasil preferimos o período que fica entre Ascensão e Pentecostes.
 
A cada ano pede-se a colaboração mais especial de um país, onde é escolhido o tema e são elaboradas indicações gerais de textos, orações, reflexões. Aqui no Brasil, o texto é recebido pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) e refeito para se adaptar ao nosso jeito de celebrar. 
 
Para orientar os que vão viver a Semana, o CONIC prepara todos os anos, um livrinho com textos para as celebrações, reflexões, orações e estudos bíblicos dentro do tema. Há um cartaz para divulgar a Semana e um folheto para ser distribuído aos participantes, onde se explicam as linhas fundamentais do ecumenismo que queremos.  o CONIC reúne cinco Igrejas como membros plenos:  Igreja Católica Romana, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. Outras Igrejas têm-se mostrado favoráveis à causa ecumênica e se tornam parceiras tanto na oração como na ação a favor da paz. Às vezes até uma Igreja que oficialmente não assumiu postura ecumênica tem comunidades onde há abertura para esse trabalho. Aí, é claro, esses novos parceiros são acolhidos na maior alegria.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos exige cuidado e delicadeza na sua realização. Quando várias Igrejas oram juntas é preciso conversar antes, ver se o que vai ser feito não causa problemas à sensibilidade religiosa dos participantes. Todos devem se sentir à vontade. Se algum canto, gesto ou oração causa problema para alguma das Igrejas envolvidas, o mais sensato e caridoso é substituir por algo que seja de aceitação comum. O mesmo se dirá a respeito do local de reunião. Isso não é calar a própria identidade: é dar tempo ao tempo, deixar a confiança mútua crescer aos poucos e não pressupor que podemos consertar em uma semana o que levamos séculos estragando. Mas há também situações especiais. Imaginemos que, numa cidade muito pequena, não haja duas Igrejas que já queiram rezar juntas; é possível uma Igreja viver a Semana com seus próprios fiéis, educando-os para o amor aos outros cristãos. O ecumenismo é uma espiritualidade em que se cultivam atitudes que são importantíssimas até para conviver dentro da própria Igreja, na família, no trabalho.
Pentecostes é uma festa que tem tudo a ver com ecumenismo: as pessoas nesse dia não passaram a falar todas a mesma língua, mas entenderam a pregação de Pedro cada uma do seu jeito e se sentiram unidas por um evangelho comum. Bom mesmo será se o espírito da Semana de Oração pela Unidade perdurar e dela nascerem outras iniciativas: grupos conjuntos de reflexão bíblica, festivais de música entre as Igrejas, ações de promoção social realizadas ecumenicamente... e o que mais o Espírito Santo inspirar.
   
A celebração mundial da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começou na Igreja Episcopal [anglicana], no ano de 1908, em Graymoor, no vale da Rio Hudson, no Estado de Nova York, Estados Unidos. Dez anos antes, Paul James Wattson, clérigo da Igreja Episcopal, fundou junto com Lurana Mary White, também da Igreja Episcopal, as congregações franciscanas que formam a Sociedade de Atonnement, ou seja, da Reconciliação, na Vila Graymoor, perto da cidade de Garrison.
 
Na sua Igreja, frei Wattson encontrou apoio do Reverendo Spencer Jones, reitor da Igreja na Inglaterra, e conhecido como um autor catequético. Em 1907 o Reverendo Jones sugeriu ao Frei Wattson que deveria se observar um dia de oração pela unidade dos cristãos todos os anos, no mundo inteiro, na festa de São Pedro.
 
Frei Watsson gostou muito da sugestão, mas recomendou que seria melhor uma "Semana de Unidade Cristã", começando na festa da Cátedra de São Pedro, no dia 18 de janeiro, e terminado na festa de São Paulo, no dia 25 de janeiro.
 
A Semana da Unidade na Igreja foi celebrada pela primeira vez em 1908, e depois foi chamada "A Oitava de Unidade da Igreja" pelo frei Wattson, já que havia oito dias entre as duas festas.
 
Atualmente a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada por milhões de cristãos no mundo. O decreto sobre o ecumenismo do Concílio, promulgado em 1964, chamou a oração de alma do movimento ecumênico e animou a celebração.
 
Em 1996, a Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas, e o Pontifício Conselho pela Unidade dos Cristãos começaram a colaborar na elaboração de um texto comum internacional para uso em todo o mundo.
 
Desde 1968 estes textos internacionais, baseados em temas propostos por grupos ecumênicos existentes no mundo, são adaptados à realidade dos diferentes países. Aqui no Brasil essa adaptação é feita pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.
   
SEMANA DE ORAÇÃO 2010
  
Em 2010, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foirealizada entre os dias 16 e 23 de maio e teve como lema “Vocês são testemunhas dessas coisas” (Lucas 24:48). Vale lembrar que as igrejas escocesas também celebraram, concomitantemente com a SOUC, o centésimo aniversário da Conferência de Edimburgo, e o tema proposto foi semelhante: “Testemunhar Cristo Hoje”.
 
SEMANA DE ORAÇÃO 2011
Celebrada anualmente por cristãos em todo o mundo, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos será comemorada, no hemisfério sul, entre os dias 5 e 12 de junho. Para as igrejas que pretendem celebrar a SOUC, o CONIC já dispõe de todo o material necessário à realização das celebrações: folhetos, folders, entre outros. Para adquiri-los, basta contatar a Secretaria Geral do Conselho pelo telefone (61) 3321-4034, falar com Leila. Ou pelo e-mail: conic.brasil@terra.com.br.

O enfoque da Semana de Oração 2011 será, além de promover a unidade entre irmãos de fé, mostrar que a fé cristã possui centros comuns como, por exemplo, os Apóstolos, que foram responsáveis por compilar os ensinamentos de Jesus Cristo. Vale lembrar que todo o material da Semana foi produzido pelo Conselho Mundial de Igrejas, em parceria com o Pontifício Conselho para Promoção da Unidade dos Cristãos. A CNBB traduziu o material que, depois, foi adaptado pelo CONIC.
Carta da presidência do CONIC
“Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”. (Cf Atos 2,42)

Estimado/a irmão/ã em Cristo Jesus,

Paz e bem!

Queremos convidá-lo/a, juntamente com a sua Comunidade Eclesial, a realizar conosco a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011. Como é costume no hemisfério sul, ela vai ser celebrada entre as festas de Ascensão e Pentecostes, um período bem simbólico para as comunidades cristãs e, neste ano, ocorrerá do dia 05 ao dia 12 de junho, com o tema “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (Cf. Atos 2,42).
Somos motivados a fazer desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos mais um momento importante na vida do movimento ecumênico brasileiro.

Lembramos que a Semana de Oração não é uma daquelas tradições que acontecem quase espontaneamente em nossas comunidades. Ela pede conscientização e disposição. Vai ser preciso, por exemplo, a aquisição do livreto das celebrações no CONIC (conic.brasil@terra.com.br  e fone: 61 3321-4034).  

Durante a semana é realizada a coleta para os trabalhos do CONIC. Este organismo foi fundado por Igrejas cristãs, as quais devem sustentar as suas atividades.

Gostaríamos que você se sentisse responsável pela ação da sua Igreja e pela ação do CONIC, na promoção da Unidade Cristã. Conheça mais as atividades deste importante organismo Ecumênico no site: www.conic.org.br

Que a Semana de Oração seja para todas as comunidades cristãs do Brasil um tempo forte de conversão a Cristo.

“Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais perto estaremos uns dos outros”.
“Que todos sejam um...para que o mundo creia” (Jo 17,21)                                                          
   Dom Manoel João Francisco                                 Rev. Luiz Alberto Barbosa
              Presidente                                                                  Secretário Geral
Brasília, 18 de maio de 2011.

Programação de 2011 em São Paulo
Celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011
Unidos nos ensinamentos dos Apóstolos, na convivência, na fração
do pão e nas orações” (At 2,42)

Celebração do MOFIC - Tel.: 3884-1544
06 de Junho de 2011, às 20h
Mosteiro de São Bento
Largo de São Bento, S/N

07 de Junho de 2011, às 20h
Paróquia Santo Antonio de Pádua - Tel.: 3733-5877
Avenida Otacílio Tomanik, 520 - Jd. Bonfiglioli

07 de Junho de 2011, às 20h
Paróquia de Santa Domitila - Tel.: 3904-6072
Rua Adrião Ferreira, 103, Pq. Maria Domitila - Pirituba

08 de Junho de 2011, às 20h
Igreja Anglicana de São João - Tel.: 3031-3009
Rua Coropês, 108 - Pinheiros

08 de Junho de 2011, às 09h
Hospital Amparo Maternal - Tel.: 5089-8277
Rua Loefgreen, 1901 - Vila Clementino

09 de Junho de 2011, às 20h
Santuário Sta. Cruz da Reconciliação - Tel.: 3721-8782
Rua Waldomiro Fleury, 180, Previdência - Butantã

09 de Junho de 2011, às 20h
Igreja de Sant’Ana - Tel.: 2281-9085
Rua Voluntários da Pátria, 2060 - Santana

10 de Junho de 2011, às 20h
Igreja Presbiteriana Independente - Tel.: 9920-9415
Rua Nelo Morganti 23 Jd. Maria Dirce - Guarulhos

Outras Programações no site do CONIC

Publicações Paulinas sobre Ecumenismo

Ecumenismo 40 anos do Decreto Unitatis Redintegratio 1964-2004


Luz do mundo - Bento XVI
O papa, a Igreja e os sinais dos tempos


Compartilhando a fé comum ***
Guia de estudo e celebração da fé para grupos de reflexão

CONIC



Dignidade conquista ou condição humana ? A luta pela igualdade ***
Relatório sobre a dignidade humana e a paz no Brasil 2004

CONIC



Ecumenismo no Brasil (O) ***
Uma introdução ao pensamento ecumênico da CNBB

Elias Wolff