Parábola da semente

"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)



quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conheça um pouco mais o papa Francisco

Humilde e simples, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio assumiu a cátedra de São Pedro em 13 de março de 2013. A divulgação do resultado das eleições do Conclave surpreendeu o mundo. Uma pergunta circulava entre os fiéis: quem é este? Adotando o nome de Francisco, primeiro Papa na Igreja com esse nome, o Sumo Pontífice mostrou que pretende conduzir a Igreja pela via do Pobre de Assis, de pobreza e caridade. Desde então, as atitudes de Francisco tem mostrado a personalidade e as características do Santo Padre. Carismático e sorridente, avesso a protocolos e formalidades, firme na Doutrina da Igreja, simples, próximo aos fiéis, o Sumo Pontífice tem conquistado a juventude da Igreja.
Na celebração eucarística de abertura de seu pontificado no dia de São José, Papa Francisco enfatizou que o poder exige uma postura de serviço. “Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos ‘guardiões’ da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo!”, pediu aos chefes de Estado e representantes de governo que participaram da celebração.
O Papa Francisco também tem mostrado grande afeto ao seu predecessor, Bento XVI. Logo que foi apresentado como Sumo Pontífice, pediu aos fiéis na Praça de São Pedro que rezassem pelo Papa Emérito. Cena marcante desse primeiro mês, as imagens do encontro dos dois Papas em Castel Gandolfo circularam por todo mundo. Ajoelhados lado a lado, os dois rezaram pela Igreja.  Em discurso ao Corpo Diplomático disse:
“Há ainda outra pobreza: é a pobreza espiritual dos nossos dias, que afeta gravemente também os países considerados mais ricos. É aquilo que o meu predecessor, o amado e venerado Bento XVI, chama de a ‘ditadura do relativismo’, que faz que cada um seja medida de si mesmo, colocando em perigo a convivência entre os homens... Não pode haver verdadeira paz, se cada um é a medida de si mesmo, se cada um pode reivindicar sempre e somente os próprios direitos”.
No Domingo de Ramos, o Papa Francisco se dirigiu aos jovens peregrinos da JMJ Rio2013. “Queridos amigos, na esteira do Beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu, desde hoje, me ponho a caminho convosco. Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz. Olho com alegria para o próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro. Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus; é bom andar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de nós mesmos para levar Jesus às periferias do mundo e da existência”.

Unidos a ele, esperamos e nos dirigimos para a JMJ Rio2013!
Fonte: JMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário