Parábola da semente

"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)



domingo, 16 de outubro de 2011

Mês Missionário - "Missão na Ecologia"

“Missão na Ecologia”. É com este tema que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) realizam a Campanha Missionária 2011. A temática, como todos os anos, está diretamente ligada ao tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que este ano é “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Assim como a CF-2011, a Campanha Missionária é um sinal da preocupação com a preservação do meio ambiente e conscientização ecológica. A CM, no entanto, alarga os horizontes para todo o mundo, por ser este o objetivo principal das Pontifícias Obras Missionárias.
Como extensão da Campanha da Fraternidade, cabe à Campanha Missionária dar uma ênfase maior à dimensão missionária; logo, todo o seu material se volta para a universalidade da missão.

Subsídios
A Novena Missionária traz este ano 64 páginas com orações, cantos, partilhas, canções. O subsídio contém ainda informações importantes sobre preservação do meio ambiente, além de indicar sites e vídeos para a melhor vivência do novenário missionário. O material pode ser utilizado pelos grupos de reflexão, nas comunidades, escolas, ou simplesmente nas casas de família.
O DVD é outro apoio que dinamiza as discussões e reflexões durante a Campanha Missionária. Para cada dia da novena é oferecido um documentário, que apresenta uma realidade da missão ligada à ecologia. Podem ser utilizados nos momentos das homilias dominicais e também nas reuniões das pastorais, conselhos paroquias e comunitários e nos vários grupos.
Veja, com seu grupo ou comunidade, os vídeos que estão aqui na coluna ao lado direito.
O cartaz, por sua vez, representa a retirada de tudo àquilo que não corresponde à preservação do meio ambiente. Os personagens do cartaz são missionários que têm consciência da sua responsabilidade para fazer do planeta a verdadeira morada para todos os seus habitantes. Deve ser fixado nos murais e ou lugares que facilitem a visualização.
Já o Envelope, tem por objetivo arrecadar nos dias 22 e 23 de outubro as coletas em favor das missões universais nas comunidades, paróquias e instituições católicas. Devem ser distribuídos entre os dias que antecedem o Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro) ou quando os grupos se reunirem ou ainda nas celebrações domésticas.
Por último, os Folhetos Dominicais, servem como suporte para a oração dos fieis nas missas, culto dominical, reuniões das pastorais, de grupos e movimentos.
Leia a Mensagem do Papa Bento XVI, "85º Dia Mundial das Missões"  na página deste blog, acessando o texto no Índice de Documentos.

Fonte: POM - http://www.pom.org.br/
Oração Missionária 2011
Deus-Pai,
Criador do céu e da terra,
Enviai, por meio do vosso Filho,
O Espírito que renova todas as coisas,
Para que, no respeito e cuidado com a natureza,
Possamos recriar novos céus e nova terra,
E a Boa-Nova, que brilhou na Criação,
Seja conhecida até os confins do universo.
Amém.

Sugestões para a reflexão sobre o tema:
Ad gentes - texto e comentário
Estêvão Raschietti

Alegria de ser missionário
Vários Autores

Igreja do Brasil no Concílio Vaticano II 1959 -1965 (A)
José Oscar Beozzo

Caderno Ecologia
Paulinas Editora

Missões populares
Uma experiência de evangelização na periferia da cidade
Lúcio Zorzi

Santas missões populares
Uma experiência de evangelização voltada para as massas
Luis Mosconi

Religiões & Ecologia
Cosmovisão, valores, tarefas
Marcial Maçaneiro

DVD Água é vida (55 min.)
Maria Ida Cappellari

DVD ECOLOGIA - A vida no planeta - DVD (40 min.)
Maria Ida Cappellari

CD Essa chama não se apaga - Zé Vicente
Zé Vicente

Saiba mais, na Livraria Virtual: http://bit.ly/rb8QtQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário