Parábola da semente

"Saiu o semeador a semear..." (Mc 4,3)



sábado, 12 de fevereiro de 2011

A COMUNICAÇÃO SOCIAL A SERVIÇO DA CATEQUESE

Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital
5 de Junho de 2011 - 45o. Dia Mundial das Comunicações (Ver em http://bit.ly/ee40VN )

Do Diretório Nacional de Catequese (Documentos CNBB 84)

168. O mundo das comunicações está unificando a humanidade. A globalização, além de econômica, é também fruto da aproximação de acontecimentos e pessoas distantes, devido ao desenvolvimento da comunicação. Surge uma variedade, cada vez maior, de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem. Nestes últimos tempos, a comunicação social desenvolveu-se com poderosos recursos tecnológicos. A evangelização não pode prescindir, hoje, dos meios de comunicação e da cultura que deles está nascendo. A cultura da mídia, com efeito, mostra a existência de linguagens diferentes da linguagem lógico-científica. Impulsiona outras relações entre memória e imediatez, característica típica de nosso tempo, e é um lugar de debate ético que procede mais por dilemas do que por definições rígidas. A cultura midiática está produzindo fenômenos importantes na vida dos interlocutores da catequese. A mídia, para muitos, torna-se o principal instrumento de informação e de formação, guia e inspiração dos comportamentos individuais. Diante disso, há novas exigências para a catequese.


169. A igreja reconhece que os meios de comunicação social podem ser fatores de comunhão e contribuem para a integração entre as pessoas (cf. AS 137-140). Entretanto, muitas vezes, são veículos de propaganda do materialismo e do consumismo reinantes, gerando falsas expectativas e o desejo competitivo.
O bom uso dos meios de comunicação social requer dos agentes de catequese um sério esforço de conhecimento, competência e de atualização qualificada.
É bom lembrar que “não é suficiente usá-¬los para difundir a mensagem cristã e o Magistério da igreja, mas é necessário integrar a mensagem nessa nova cultura, criada pelas modernas comunicações, com novas linguagens, novas técnicas, novas atitudes psicológicas” (cf. RMi 37; cf. DGC 161).

170. A catequese tem a missão também de se preocupar com os operadores e os usuários da comunicação.
Comunicadores e receptores, abertos aos valores cristãos, serão capazes de colocar a comunicação a serviço do bem comum e de exercer uma função crítica em relação ao que é comunicado e ao que acontece na sociedade. É essencial habilitar os catequistas para a comunicação da mensagem do
Evangelho, através da mídia, principalmente os mais jovens e nascidos nessa cultura midiática, cuja linguagem mais facilmente entendem. recorde-se que “no uso e na recepção dos instrumentos de comunicação, torna-se urgente tanto uma ação educativa em vista do senso crítico, animada pela paixão à verdade, quanto uma ação de defesa da liberdade, do respeito pela dignidade pessoal, da elevação da autêntica cultura dos povos” (ChL 44).

171. Com relação à comunicação e catequese, aqui se recordam três orientações:
a) capacitar, nos diversos níveis, os catequistas como comunicadores: sejam pessoas conhecedoras dos processos da comunicação humana e estejam habilitados a integrar recursos como músicas, vídeos, teatro e outras linguagens para expressar a fé;
b) aproximar a catequese dos meios massivos de comunicação, para o desenvolvimento de projetos de catequese a distância, com o adequado uso de recursos e metodologias apropriadas;
c) incluir, nos programas de catequese, a análise das mensagens produzidas pelos grandes meios, promovendo a leitura desses dados à luz da mensagem evangélica.

BLOGS SOBRE CATEQUESE
  1. Catequese infantil: http://pequenogigante.blogspot.com/
  2. http://blog.cancaonova.com/cantinho/
  3. http://www.catequesecaminhando.blogspot.com/
  4. http://catequesemacao.blogspot.com/
  5. http://catequizareeducar-analu.blogspot.com/
  6. http://www.marcelagregorio24.blogspot.com/
  7. Para catequistas: http://mafaoli.blogs.sapo.pt/
  8. http://sementinhakids.wordpress.com/recursos-2/desenhos-biblicos-4/
  9. http://blog.cancaonova.com/cantinho/2009/03/27/desenhos-da-semana-santa-para-colorir/
  10. http://www.universovozes.com.br/editoravozes/web/view/BlogDaCatequese.aspx?catPostID=12
  11. http://comunicacatequese.blogspot.com/

SITES SOBRE CATEQUESE
1. Sala de Catequese -  
  1. http://www.catequisar.com.br/

SITES SOBRE LITURGIA
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com (Evangelho de todos os dias)

TWITTER
  1. http://twitter.com/abcdacatequese
  2. http://twitter.com/Jesuseguidores

Um comentário:

  1. bom dia gostaria que me enviassem uma metodologia com o tema ''Domingo de Ramos" para um encontro de crisma 1, dia 9/04 e também dinâmicas e subsidios emm cima desse tema.

    se puderem enviar para vilmacatolica@hotmail.com , desde já, eu agradeço!

    ResponderExcluir